Dieta detox pós-feriado: dicas para se recuperar dos excessos alimentares

A tentação de comidas deliciosas é grande em um feriado e a chance de exagerar na alimentação é bem alta, mas é possível correr atrás do prejuízo com a dieta detox. Veja nossas dicas desinchar e eliminar toxinas!

Rolou aquela comilança sem limite, exagerou no álcool ou mergulhou no chocolate e outros doces no feriado e está se sentindo pesado e inchado? A gente sabe como é, mas tem solução! Se você acha que passou do limite no fim de semana prolongado, adotar uma dieta detox nos próximos dias pode ser uma alternativa interessante para se recuperar dos excessos. Você já conhece?

Essa é uma dieta com foco na eliminação de toxinas e demais substâncias inflamatórias do corpo, que tem o potencial de reduzir a retenção de líquidos, acelerar o metabolismo e desinchar. Quer entender como a dieta detox funciona na prática? Continue a leitura!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A sopa é um prato funcional para dieta detox porque leva legumes, verduras e ervas

O que não comer durante a dieta detox?

Resumidamente, a dieta detox tem como foco os alimentos anti-inflamatórios e, por isso, há uma lista de comidas que devem ser evitadas. Alguns desses alimentos são:

– sal

– açúcar

– café

– temperos prontos

– carne vermelha

– leite de vaca e derivados

– farinha de trigo e derivados

– embutidos

– frituras

– bebidas alcoólicas

Vale destacar que a dieta detox deve ter um período de duração definido, que geralmente varia de 3 a 7 dias. Isso é importante porque pode ser perigoso seguir uma dieta restritiva por muito tempo. De qualquer modo, é sempre legal contar com o acompanhamento de um profissional.

O que comer no dia detox?

Depois de entender quais alimentos devem ser evitados na dieta detox, fica mais fácil saber quais são permitidos. O foco é a alimentação mais natural possível, sem conservantes, aromatizantes, sódio e gordura.

Por isso, faça uso de frutas e vegetais frescas e orgânicas; cereais sem glúten, como arroz integral e quinoa; leguminosas, como feijão, soja, grão de bico e ervilhas; proteínas magras, como frango, peixe, ovos e tofu; gorduras saudáveis, como abacate, castanha, azeite extravirgem e óleo de coco;  além de ervas e especiarias.

Não esqueça de beber bastante líquido

O suco verde é tradicional na dieta detox e é feito, principalmente com couve, limão e outras frutas

Muitas pessoas acham que a solução para um detox pós-feriado é ficar sem comer, mas isso não é recomendado. Dê preferência para os alimentos que citamos acima e, principalmente, para líquidos naturais.

A água é superimportante para o bom funcionamento do corpo: ajuda a emagrecer, melhora a saúde intestinal, proporciona uma pele mais bonita, dentre outros benefícios. Então beba água o ano todo, sobretudo na dieta detox pós-feriado. Outras bebidas também são recomendadas, como chás, sucos da fruta e água de coco.

É importante saber que a quantidade de dois litros de água recomendada por dia é apenas uma estimativa. Na verdade, o cálculo deve ser feito com base no peso corporal da pessoa. Calcula-se uma média de 30ml por cada quilo.

Todo mundo pode fazer dieta detox?

Qualquer dieta deve ser recomendada por profissionais. A dieta detox, por exemplo, não é indicada para mulheres grávidas ou que estão amamentando, nem para crianças ou adolescentes em fase de crescimento. O método também é contraindicado para pessoas com histórico de distúrbios alimentares.

Receitas detox para se recuperar da Páscoa

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre como a dieta detox pode te ajudar no pós-Páscoa, veja algumas receitas do TudoGostoso que são boas para desinchar e eliminar toxinas:

Sopa com legumes, couve espinafre

As sopas de legumes são opções práticas para dieta detox. Essa versão leva abobrinha, tomate, cenoura, inhame, couve, espinafre, cheiro verde e cebola. Bem nutritiva, não acha?

Suco verde detox

Um dos sucos detox clássicos, perfeito para quem exagerou na comida ou até bebeu demais. Ele ajuda a eliminar toxinas e diminuir o inchaço. Leva couve, hortelã, maçã, limão e gengibre. Experimente!

Chá detox diurético

Chá à base de casca de abacaxi, que é ótimo para quem tem retenção de líquidos. Veja o passo a passo.

Picolé detox

Não é porque a dieta é detox que precisa ser sem graça, viu? Esse picolé de kiwi, melão, couve, hortelã e limão tá liberado e ajuda a desintoxicar.

Salada de grão de bico

Abrir mão dos alimentos industrializados não significa deixar o sabor de lado. Essa salada de grão de bico é a prova de que dá para comer saudável sem sofrer.

Ceviche tradicional

Você já provou ceviche? A receita de peixe cru é muito fácil de preparar e também é leve, perfeita para quem quer se recuperar dos exageros da Páscoa.

Quiche de quinoa

Esse quiche de quinoa dá para comer sem culpa. É recheado com um creme de cebola com chia e vários condimentos que ajudam a acelerar o metabolismo, como a cúrcuma.

Salada de frutas

A salada de fruta é uma opção bacana de lanche ou até mesmo sobremesa. Para quem está no detox, a dica é não usar complementos como açúcar, leite condensado ou creme de leite.

Pizza de couve-flor

Bateu aquela vontade de comer algo diferente? A pizza tradicional pode ser substituída pela de massa de couve flor, para evitar o consumo da farinha branca. Parece apetitosa, veja a receita!

Veja mais: 

Detox não é só suco: saiba o que comer para fazer uma dieta detox e eliminar toxinas e inchaço

Comidas saudáveis e baratas: aprenda a comer bem gastando pouco com essas deliciosas receitas

Dá para fazer pão caseiro sem trigo? Descubra receitas surpreendentes com outros grãos, sementes e oleaginosas

Recomendadas
Pela Web