Conheça o queijo canastra: eleito melhor queijo do mundo é brasileiro e tem sabor único

O queijo canastra mineiro superou concorrentes de países como Grécia, França e Itália em classificação global

Pode ter orgulho da gastronomia brasileira, porque o melhor queijo do mundo é nosso! Tradicional de Minas Gerais, o queijo canastra alcançou o topo do rank com os 100 melhores queijos organizado pelo site croata “Taste Atlas”. O veículo divulgou a lista completa no dia 20 de junho e o queijo canastra tinha uma nota de 4,7 em uma escala de até 5 pontos.

O rank é elaborado com inteligência artificial usando votos de usuários registrados de várias regiões que avaliam pratos de todo o mundo. Para valorizar essa conquista da comida brasileira, descubra no TudoGostoso mais sobre o premiado queijo canastra.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
queijo canastra em tábua de madeira com goiabada e cafe

O queijo canastra tem um sabor tão único que foi considerado o melhor do mundo

O que é o queijo canastra?

O queijo canastra é um queijo com produção totalmente brasileira, especificamente na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais. O queijo é tão característico do local que foi nomeado em homenagem a ele. Por causa disso, para ser um autêntico queijo canastra, ele precisa ter sido produzido na Serra da Canastra. É um produto que entra para o grupo de queijos com nomes da cidade de origem, como o Gruyère na Suíça, o Gouda na Holanda e o Camembert da França.

É um queijo com uma história bem brasileira. Diz-se que os portugueses trouxeram um queijo deles para a região, mas que as condições locais como altitude, temperatura, terreno e água resultaram em um queijo bem diferente e mais encorpado. Hoje em dia, a única semelhança entre os queijos é que são feitos com leite cru em vez de leite pasteurizado. No começo a produção do queijo canastra era apenas para sustento familiar, até que passou a ser vendido para outras cidades próximas e então se espalhou pelo Brasil e pelo mundo.

Qual o sabor do queijo canastra?

Para quem nunca provou o queijo canastra, o seu sabor é bem forte e marcante. Tem um toque levemente picante e denso com um pouco de acidez. Tem cor amarela e a textura está no meio termo entre o seco e o macio, bem diferente do queijo minas que é bem mole.

O interior é um pouco aerado e costuma apresentar alguns buraquinhos. Para suportar as viagens pela serra mineira, o queijo canastra tem uma casca grossa e mais amarelada, aspecto que ele ganha depois de mais de um mês de cura.

queijo canastra cortado e com foco nos buracos

O queijo canastra é um queijo amarelado, com sabor forte e textura aerada

Só tem queijo canastra na Serra da Canastra?

Você até pode encontrar queijos tipo canastra fabricados em outros lugares, mas só é considerado um verdadeiro queijo canastra quando ele é produzido na Serra da Canastra. Uma maneira de identificar é pela etiqueta de caseína, um tipo de selo de autenticidade global que marca o queijo sem afetar seu gosto. Tudo isso para garantir a qualidade do queijo que só alcança o equilíbrio de sabor e textura por causa das condições únicas da Serra da Canastra.

Não é a primeira vez que o queijo canastra orgulha os brasileiros

O conjunto da obra com sabor marcante, leve acidez, toques picantes e textura firme tornam o queijo canastra especial e digno de elogios e prêmios. Em 2008, o queijo canastra virou patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

E em 2021, o queijo mineiro conquistou o mundo de vez. O Brasil ficou em segundo lugar com mais medalhas no Mondial du Fromage, o “mundial de queijo” hospedado pela França. Os queijos artesanais da região da Serra da Canastra foram um dos responsáveis pela conquista. Ao todo foram 57 prêmios para queijos brasileiros, sendo 40 para os mineiros. Na desejadíssima categoria da série ouro, quatro queijos de Minas Gerais foram premiados, metade deles eram queijos canastras.

queijo canastra diferentes tipos cortados em pedaços em uma mesa de madeira

Os queijos canastras artesanais foram premiados em mais de uma ocasião

E os outros queijos brasileiros?

O queijo canastra não é o único queijo brasileiro reconhecido pela sua qualidade. Na mesma lista internacional de queijos da Taste Atlas outros dois produtos entraram na lista entre os melhores. O queijo minas entrou em 100º lugar com uma nota já alta de 4.3 de 5. E o queijo de coalho ficou em 70º lugar com 4.4. É o reconhecimento chegando para o que todos brasileiros já sabiam: a comida brasileira é deliciosa!

O que combina com queijo canastra?

O queijo canastra é delicioso tanto puro quanto em receitas. Se quiser apreciar o ingrediente puro, experimente degustar com bebida. Como o queijo canastra é mais forte, ele harmoniza com vinho tinto encorpado e ainda combina com uma cerveja gelada ou com uma cachaça. Uma ideia deliciosa é servir queijo canastra com goiabada caseira ou com geleia de morango, amora ou outras frutas adocicadas.

Na cozinha, o canastra é ideal para dar um sabor especial ao pão de queijo mineiro. O bolo de fubá com queijo canastra é uma iguaria brasileira deliciosa. O biscoitinho mineiro da canastra é feito com polvilho e queijo canastra, mais mineiro impossível! E já pensou em uma bolinha de queijo com o gosto marcante do canastra? É de dar água na boca!

Veja mais:

Receitas com queijo minas: 20 receitas doces e salgadas deliciosas

Jeitinho mineiro: conheça mais sobre a culinária de Minas Gerais

Recomendadas
Pela Web