Conheça as diferenças entre os tipos de massas

Entre jantares românticos e almoços de família no domingo, o macarrão é um ingrediente indispensável na culinária brasileira! Com tantas variedades, tanto em seus tamanhos como em formatos, fica difícil identificar todos eles, certo? Gravatinha? Achatado? Parafuso? Bom, mesmo que você não se importe tanto com as formas e, sim, com o sabor, venha entender um pouquinho as principais diferenças deste universo de massas!

Quem já precisou pedir ajuda ao garçon para diferenciar os tipos de massas oferecidos no cardápio? Às vezes, olhando para cada um deles, conseguimos arriscar um palpite, mas isso nem sempre funciona, né? Nós do Tudo Gostoso vamos te ajudar a se tornar um verdadeiro especialista da comida italiana!

Quem já precisou pedir ajuda ao garçon para diferenciar os tipos de massas oferecidos no cardápio? Às vezes, olhando para cada um deles, conseguimos arriscar um palpite, mas isso nem sempre funciona, né? Nós do Tudo Gostoso vamos te ajudar a se tornar um verdadeiro especialista da comida italiana!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Espaguete

Damos início à nossa seleção de massas com a mais popular de todas! O espaguete é famoso por ser super rápido de preparar. Ele tem um formato fino e longo e casa muito bem com molho de tomate, frutos do mar ou ao alho e óleo.

Pappardelle
O nome “Pappardelle” é derivado da palavra italiana “devorar” (a cara do Tudo Gostoso, né?!). Ele tem um formato semelhante ao fettuccine, porém, um pouquinho mais largo (2 cm) e tem tiras bem compridas, com aproximadamente 13 cm. Essa massa é feita com farinha, ovo e sal e preparado à bolonhesa fica incrível!
Fettuccine
Fettuccine significa “pequenas fitas” em italiano, e é preferência unânime entre os brasileitos! Ele tem formato comprido e achatado, com espessura grossa. A massa é bem tradicional, feita com ovos e farinha de trigo. Ah! As versões coloridas também fazem bastante sucesso e geralmente são feitas de cenoura, espinafre ou beterraba, por isso ganham aquela coloração tão marcante! Essa massa combina muito bem com molho pesto, vale a pena experimentar!
Farfalle
Mais conhecido como gravatinha ou borboleta, o farfalle é uma massa curta, com aproximadamente 35 mm e se adapta a diversas combinações de sabores! A massa é cortada em quadrados e unida no centro, formando o famoso formato de gravatinha que alegra qualquer receita! Em formato menor, é chamado de farfallini, e maior, é tradicionalmente chamado de farfallone.
Fusilli
Provavelmente você conhece essa massa como “macarrão parafuso”, certo? Ele leva esse nome por ter um formato em espiral, que ajuda a reter o molho com mais facilidade. Falando em molhos, esse macarrão combina bem com todos os tipos! É só soltar a criatividade e prepará-lo com molho de tomate, carnes, legumes, molho branco… Não tem erro!

Penne

O penne é uma massa com formato bem característico. Ele vem em forma de tubo, com tamanho médio, espessura um pouco mais grossa que as demais e tem as extremidades cortadas na diagonal. Por ser uma massa furada e com nervuras, ele retém bastante molho, o que deixa a massa bem suculenta! Que tal prepará-lo acompanhado de legumes salteados? Molhos à base de óleo também são uma boa pedida!

Recomendadas
Pela Web