Como preparar farinhas caseiras

As farinhas funcionais são altamente nutritivas, fontes de vitaminas e você pode prepará-las em casa!

Você provavelmente já ouviu falar nos inúmeros benefícios que as chamadas farinhas funcionais trazem ao nosso organismo, não é? E você sabia que é possível fazer diferentes tipos de farinhas em casa?

Nós do TudoGostoso separamos algumas farinhas super coloridas, nutritivas e cheias de vitaminas para você preparar com muita facilidade e colher todos os benefícios que elas possuem! Quer entender um pouco mais sobre tudo de bom que essas farinhas podem oferecer? Então confira a nossa lista!

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Farinha de uva
Se você não tem o hábito de comer uvas, temos um paliativo que vai te proporcionar todos os benefícios dessa deliciosa frutinha: a farinha de uva! Dentre tantas vantagens estão o auxílio na perda de peso e prevenção da velhice precoce. Para preparar essa belezinha em casa, coloque as uvas já lavadas e secas em um refratário e leve ao forno baixo (180° C) por aproximadamente 30 minutos. Após o tempo marcado, bata as uvas no liquidificador até estarem bem trituradas. Muito fácil, não é? Você pode utilizar a farinha de uva no lugar da farinha de trigo comum em receitas diversas como pães, panquecas, bolos e biscoitos. O resultado é incrível e é uma excelente alternativa para os celíacos!

Farinha de maçã
As farinhas de frutas são conhecidas por serem deliciosas e nutritivas, mas a de maçã se destaca por mais um motivo: seu sabor suuuuuper marcante! Essa farinha é produzida da casca da fruta e tem propriedades importantes para nossa saúde, como o auxílio na perda de peso, na redução do colesterol e triglicerídeos, além de ser uma fonte de vitaminas A, C, E e potássio! Que tal preparar essa farinha em casa? Para isso, lave bem cinco maçãs e leve apenas as cascas ao forno médio (180° C) até ficarem bem sequinhas. Bata as cascas no liquidificador até virarem pó, guarde em um recipiente seco e armazene na geladeira por até duas semanas. Essa farinha será uma deliciosa aliada no seu café da manhã! Consuma com iogurtes, saladas de frutas, vitaminas… Delícia!

Farinha de banana verde
A farinha de banana verde não se tornou a queridinha das dietas à toa não, viu? Ela é riquíssima em carboidratos, ajuda a emagrecer e a melhorar o funcionamento do intestino. Melhor do que esses benefícios é saber que dá pra fazer essa maravilha em casa! Para isso, descasque as bananas e corte-as em rodelas bem fininhas. Leve ao forno até que fiquem bem ressecadas e bata no mixer ou liquidificador. Depois disso, peneire duas vezes e guarde a farinha em um recipiente escuro e com tampa. Prontinho! Que tal trocar a farinha de trigo pela farinha de banana e preparar um bolo bem fofinho?

Farinha de linhaça
A farinha de linhaça é, sem dúvida, a mais rica em nutrientes e benefícios para a saúde encontrada na natureza! Ela é rica em minerais, vitaminas, auxilia no combate à acne, ajuda a regular o intestino e previne doenças como o câncer de mama e da próstata. Ufa! Ficou com vontade de comer? Para prepará-la em casa, basta triturá-la bem no liquidificador até que ela vire um pó. Você pode bater duas colheres de sopa da farinha com um suco de frutas e tomar pela manhã em jejum. Mas, ó! Lembre-se de beber bastante água durante o dia, viu?
Farinha de maracujá
A farinha de maracujá é repleta de vitaminas e é até dez vezes mais rica em nutrientes do que a própria fruta! A casca da fruta é uma fonte de ferro, cálcio, fósforo e reduz os picos de glicose, aliviando consideravelmente os sintomas da diabetes. Para prepará-la, siga o mesmo processo das farinhas citadas anteriormente: deixe as cascas secarem no forno médio e triture tudo no liquidificador. Pronto! Por ter um sabor neutro, a farinha de maracujá pode ser utilizada em receitas doces e salgadas sem comprometer o sabor original dos alimentos.

 

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