Comida ucraniana: conheça os pratos típicos do país do leste europeu

A culinária da Ucrânia é marcada principalmente por sopas e pães. Do borscht ao kutia, confira os pratos tradicionais da comida ucraniana.

A comida ucraniana tem séculos de história, com pratos baseados na sua agricultura e inspirados pelos países vizinhos. Mesmo as receitas que se originaram em outras regiões do leste europeu ganharam toques ucranianos até se tornarem tradicionais no país. Por outro lado, pratos locais como o borscht também se espalharam mundo afora com a imigração. Descubra a seguir mais sobre essa e outras comidas ucranianas típicas no TudoGostoso!

Comida ucraniana: tigela marrom com uma sopa vermelha borscht com creme azedo por cima

A sopa borscht é o prato nacional ucraniano

Como são as refeições dos ucranianos?

As refeições ucranianas mais típicas começam com um café da manhã leve com chá ou café e um pouco de pão ou cereal para comer. O almoço é a principal refeição do dia para eles. Ele é servido no meio da tarde, inclui uma tigela de sopa e um prato de carne de vaca, porco ou galinha. Já o jantar é uma refeição de família com pratos quentes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As refeições de comida ucraniana têm um processo complexo de preparo, com muitos ingredientes ou muitas etapas de aquecimento. É comum usar vários métodos de aquecimento de comida em um mesmo ingrediente para poder ressaltar todo o gosto possível dele antes de ir para o prato. Por isso, o preparo pode demorar, mas o sabor faz toda a espera valer a pena.

Quais os ingredientes e as influências da comida ucraniana?

A Ucrânia é um país com terreno fértil e clima perfeitos para a agricultura, com estimativas de que 70% do território seja voltado para esta atividade. O trigo em particular é muito cultivado, a ponto do país estar entre os dez no mundo que mais produzem a planta. Como consequência, muitos pratos da comida ucraniana levam trigo e vegetais cultivados no país.

A localização da Ucrânia permitiu que o país adotasse um pouco da culinária dos seus vizinhos ao longo dos séculos. Por causa disso, existem pratos típicos da comida ucraniana que também existem na Rússia, Polônia e outros países da região, sem que se saiba com exatidão quem criou o prato.

Comida ucraniana: prato vermelho com bolinhos cozidos em forma de meio círculo

Pratos que usam trigo como pães e o bolinho Varenyky estão no cotidiano dos ucranianos

Qual é a comida típica da Ucrânia?

O prato nacional da Ucrânia é o borscht. Também chamado de borsch, essa sopa vermelha tem incríveis 30 variações de receitas só no país. O borscht é bem popular na Rússia e no leste europeu, mas não ficou só na região. A receita foi levada por imigrantes e cruzou oceanos até chegar em outros continentes.

O que os ucranianos bebem?

A Ucrânia tem bebidas típicas com e sem álcool. A horilka é um destilado de trigo ou batata e é também conhecida como a vodka ucraniana. Existem variações de sabores da horilka com frutas e ervas, como framboesa, mel ou pimenta.

O kvass é uma bebida de cereal ou pão fermentado com pouco ou nenhum álcool, saborizado com frutas ou ervas para um gosto agridoce. O kompot é uma bebida doce de frutas fervidas em água. O kefir é um leite fermentado e é bem similar ao iogurte, mas que pode conter uma pequena dose de álcool se for caseiro.

Comida ucraniana: copo com kvass, uma bebida opaca feita de pão, com um pão atrás na foto

O kvass é uma bebida fermentada à base de pão

10 dos principais pratos de comida ucraniana

Borscht

O borscht é o prato nacional ucraniano. A sopa tem beterraba e tomate, por isso tem uma cor vermelha bem forte. Ela ainda leva uma combinação de vegetais e ervas que são então fervidas juntas. A receita de borscht é principalmente vegetariana, mas pode levar carne de porco junto. Tipicamente o prato é servido com uma pequena porção de creme azedo por cima, um elemento que acompanha a maioria das refeições salgadas do país.

Okroshka

A okroshka é outra sopa da comida ucraniana, mas esta é fria e mais consumida durante o verão. Por ser fria, ela leva mais vegetais crus, como pepino, rabanete e cebolinha, mas pode incluir batatas ou ovo cozidos. A receita de okroshka é preparada com água ou usando as bebidas kvass ou kefir de base.

Salo

Salo é um prato de carne curada feito do dorso de um porco. A comida é servida como entrada ou acompanhamento das refeições. Por ser bem gorduroso, o salo pode ser armazenado por bastante tempo e era muito usado para dar energia em longas viagens.

Pampushky

Por causa da abundância de trigo no país, a comida ucraniana tem vários pães deliciosos. Enquanto alguns são elaborados e festivos, como o paska, outros pães estão presentes no dia a dia, como o caso do pampushky. O pão pequeno e macio é servido com manteiga de alho e é um ótimo acompanhamento para as sopas. Não é à toa que borscht e pampushky juntos formam uma refeição clássica do país.

Comida ucraniana: mesa com pães pampushky redondos e pequenos com ervas por cima

O pampushky é um pão pequeno ucraniano que é indispensável para apreciar as sopas do país como o borscht

Varenyky

Outro prato de comida ucraniana popular que usa o trigo é o varenyky. Esse bolinho é a versão do país para o pierogi, como é chamado em outros lugares da Europa, e é feito com uma massa de trigo, água e sal. Para o recheio não há limites, pode ter batata, cebola, carne, repolho, morango e mais. O varenyky costuma ser servido com creme azedo.

Holubtsi

O holubtsi é um rolinho feito com folha de repolho e recheio de arroz bem temperado que pode ainda levar carne, milho, cebola e mais. O holubtsi pode ser feito no forno ou na panela. O segredo para um bom holubtsi é a paciência para preparar o prato corretamente sem que os rolinhos desmanchem.

Banush

O banush, ou banosh, é um prato clássico da Ucrânia. Ele é feito de grãos de milho cozidos, geralmente cobertos com porco, cogumelos e queijo. O resultado é um tipo de purê cremoso de milho com gosto levemente defumado.

Deruny

O deruny é uma panqueca de batata que pode ser tanto simples temperado apenas com sal quanto levar carne, cebola, cogumelo ou ervas. É um prato típico no norte do país, feito na hora e servido no café da manhã ou no jantar.

Comida ucraniana: prato verde com rodelas de deruny ao redor de um pote com creme azedo

O deruny é uma panqueca de batata versátil que pode ser consumida no café da manhã ou no jantar

Kotleta po-kyivsky

O kotleta po-kyvisky é o nome original do frango à Kiev. A receita teve seu nome traduzido conforme foi levado para outros países pelo mundo. O prato é feito com peito de frango enrolado e recheado com várias especiarias e finalizado com ovo e farinha de rosca para ficar mais crocante por fora. A receita do frango à Kiev pode ser frita em óleo ou assada no forno.

Kutia

O kutia é uma sobremesa cerimonial histórica da comida ucraniana. O prato é servido mais durante as festas de fim de ano como o Natal e simbolizam a união entre gerações passadas e futuras. O doce é feito com semente de trigo cozido por horas até que os grãos se abram. Depois é adicionado semente de papoula triturada, mel, açúcar e nozes. Adaptações da receita de kutia podem incluir creme de leite e amendoim.

Veja também:

Comida coreana: receitas, dicas e curiosidades sobre a culinária asiática

Ceias de natal pelo mundo: veja os diferentes pratos típicos de 8 países

Recomendadas
Pela Web