Turismo gastronômico e responsável: como voltar a explorar os sabores da sua região

Veja como saborear uma culinária nova e sair da rotina, mas sempre mantendo a distância e responsabilidade nesses novos tempos

Tudo nesse ano anda um pouco diferente e, na hora de pensar em férias, também é preciso inovar e se reinventar. No atual momento, em que os restaurantes já estão abertos, dá para aproveitar essa oportunidade para sair da rotina com a família de forma segura. Mas, com um país tão rico como o nosso, ninguém precisa fazer grandes deslocamentos de distância para experimentar sabores deliciosos – o segredo para fazer um turismo gastronômico responsável está em evitar aeroportos e aglomerações para dar preferência às viagens de carro dentro do seu próprio estado. Por isso, o TudoGostoso separou algumas viagens bate e volta para paraísos gastronômicos que podem ser ideais para quem está precisando sair um pouco de casa, mas quer fazer isso de uma forma segura.

Rio de Janeiro – Visconde de Mauá

Visconde de Mauá

Visconde de Mauá é um refúgio delicioso no Rio de Janeiro

Os cariocas que buscam um pouco de sossego para curtir os dias de pausa, têm em Visconde de Mauá um oásis de natureza e comida boa. Munido de máscara e álcool em gel, dá para visitar os cafés e bistrôs da cidade onde a comida do fogão à lenha é sempre o atrativo principal. A cidade também é conhecida pelos produtos frescos como pães, cachaças e embutidos feitos por produtores locais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Salvador – Boipeba

A lagosta de Boipeba é famosa na Bahia

Um recanto baiano que fica a algumas horas de Salvador e pode servir de escape para os moradores dessa região é Boipeba. Por lá, o prato mais famoso é a lagosta, tradicionalmente servida a ótimos preços na praia da Cueira. Por lá não é difícil alugar lanchas individualmente para fazer passeios só com a família e o visual no pôr do sol é impressionante.

Belo Horizonte – Serra da Canastra

Serra da canastra

O queijo da Canastra é uma delícia famosa de Minas Gerais

Que Minas Gerais tem uma culinária imbatível a gente já sabe, mas existem alguns cantinhos como a Serra da Canastra em que dá para ir e experimentar algumas delícias mais especiais ainda. É de lá que vem um tipo de queijo famoso, vencedor de concursos internacionais e você ainda vai encontrar outros produtos artesanais de qualidade para acompanhar como cafés, geleias e doces.

Curitiba – Morretes e Antonina

Barreado

O barrado é um delicioso prato típico do Paraná

A apenas uma hora de carro de Curitiba ficam essas duas cidades históricas, que têm em comum um prato que vale a pena a visita: o barreado. O prato consiste em uma carne que leva horas para ser preparada e desmancha na boca, sempre acompanhada de arroz soltinho e banana da terra fatiada. Deu água na boca, né?

Procure o selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro” nos estabelecimentos

Mais importante do que tirar uns dias para descansar com a família e experimentar pratos locais deliciosos, é manter a segurança de todo mundo, certo? Por isso, você pode procurar os estabelecimentos que contam com o selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, criado pelo Ministério do Turismo para garantir que esses locais – além de servirem comida boa – cumprem todos os protocolos de segurança. O que isso significa? Funcionários de máscara, álcool em gel disponível, distanciamento entre as mesas e você muito mais tranquilo.

Mais de 20.000 empresas de turismo de todo o país já estão participando e preparadas para receber os visitantes com toda a segurança necessária. Pronto para redescobrir a gastronomia local com responsabilidade?

Recomendadas
Pela Web