Pratos típicos pelo mundo: saiba mais sobre a comida italiana

Saiba mais sobre a comida italiana: veja no blog do TudoGostoso curiosidades sobre pratos como o nhoque, o risoto e mais delícias da Itália!

A Itália é um país do centro-sul da Europa com diversas receitas típicas incríveis! É impossível pensar na Itália e não lembrar de sua rica culinária. Se você acha que a gastronomia deles se resume apenas ao macarrão e à pizza, está muito enganado! Esses pratos, inclusive, nem são de origem italiana realmente: o macarrão é chinês e a pizza é do Egito; isso mesmo, do Egito! Mas os italianos acabaram popularizando e aperfeiçoando essas receitas e hoje elas são duas das mais famosas por lá. Uma curiosidade é que uma pessoa na Itália come aproximadamente 25 quilos de macarrão por ano! Por ser um país muito extenso e diverso, cada lugar tem uma culinária diferente e única! Veja curiosidades sobre a comida italiana: saiba mais sobre deliciosos pratos do país a seguir:

pratos pelo mundo

Bruschetta: saiba mais sobre esse e outros pratos italianos

Pratos típicos pelo mundo: saiba mais sobre a comida italiana

Bruschetta

Essa receita deliciosa e superfácil de ser feita foi criada no século XV. Seu nome vem do verbo “bruscare”, que em italiano quer dizer “tostar na brasa”. Os ingredientes originais desse prato são apenas pão torrado, azeite de oliva, sal, pimenta e alho.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
comida italiana

Comida italiana: risoto de açafrão

Risoto

O risoto é um prato típico do Norte da Itália, mas ele é preparado em várias outras regiões. Sua receita original leva açafrão e dizem que a criação desse prato vem de um descuido no dia de uma festa: parece que, sem querer, um dos cozinheiros de um casamento derrubou açafrão na receita de risoto e acabou criando essa maravilha!

comida italiana

Comida italiana: carpaccio

Carpaccio

Muito preparado, o carpaccio é um famoso antepasto italiano. Ele pode ter diversas versões, mas é normalmente preparado com algumas fatias bem finas de carne crua e um molho como acompanhamento. Sua criação não é muito antiga: parece que nos anos 1950 um cozinheiro criou esse prato a pedido de uma cliente. Uma famosa condessa, por recomendação médica, não poderia consumir nada pesado e que tivesse carne assada ou cozida.

comida italiana

Comida italiana: nhoque

Nhoque

Não é registrada uma data exata para a criação dessa maravilha, mas os historiadores supõem que pode ter sido até no século 17. Fala-se que, com o racionamento da farinha, os pobres tiveram que saber se virar para criar suas pastas e se alimentar. Assim, criaram um jeito de transformar pão velho em pequenas massas cilíndricas que eram cozidas em um caldo delicioso. Mais tarde, a batata também passou a fazer parte da receita.

comida italiana

Comida italiana: ciabatta

Ciabatta

Dizem que esse famoso pãozinho irregular, meio achatado e cheio de furos foi criado com a intenção de alimentar os mais pobres. O criador tinha o intuito de reconstruir uma igreja distribuindo pães e ajudando a comunidade e os trabalhadores a combater a fome. Com o crescimento do projeto, ele passou a acrescentar água na receita original para que a massa rendesse. O resultado foi um prato muito parecido com o pãozinho que conhecemos hoje.

comida italiana

Comida italiana: tiramisù

Tiramisù

Uma das versões mais famosas de criação dessa sobremesa deliciosa é datada no século 16. Parece que o doce que deu origem ao tiramisù que conhecemos hoje foi criado com a intenção de produzir descendentes para uma família muito rica e poderosa. Com um viés afrodisíaco, a receita foi feita para ajudar um famoso duque a ter filhos. Mais tarde, o café e o chocolate foram acrescentados a essa receita e o tiramisù se popularizou.

Recomendadas
Pela Web