Ninho de passarinho comestível: uma diferente iguaria chinesa

Ninho de passarinho comestível é uma iguaria chinesa muito cara: saiba mais sobre esse prato.

A culinária mundial está cheia de comidas diferentes com ingredientes inusitados. Para a cultura ocidental, muitos pratos orientais podem parecer bem diferentões, como o ninho de passarinho comestível, uma iguaria chinesa. Tradição há mais de 400 anos, esse prato tem se difundido pelo mundo, sendo o Estados Unidos um dos seus grandes importadores. O ninho é o principal componente de uma sopa rica em nutrientes que promete ter diversos benefícios para a saúde. Venha saber mais sobre ele!

Ninho de passarinho comestível

Ninho de passarinho comestível

Ninho de passarinho comestível

A sopa de ninho de passarinho é uma especialidade da cozinha chinesa e um dos pratos mais caros no mundo. Uma tigela pequena da sopa pode ser encontrada com preços variando de 30 a 60 dólares na cidade de Hong Kong. Devido ao difícil acesso à especiaria, o quilo do ninho pode alcançar preços exorbitantes como 10.000 dólares. Para adquirir esse ingrediente, os coletores precisam escalar perigosos paredões rochosos e fazê-lo apenas 3 vezes ao ano. O risco de vida para acessar essa iguaria justifica o valor elevado cobrado. Para aumentar a produção, foram instalados prédios na cidade tailandesa Ranong que imitam o habitat natural dos pássaros, convidando-os a se instalarem e criarem seus ninhos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Ninho de passarinho comestível

Ninho de passarinho comestível

O componente principal que torna os ninhos únicos é a saliva do passarinho. As aves do gênero Aerodramus, conhecidas como andorinhões (espécie diferente das conhecidas andorinhas), são as responsáveis por criar esse ingrediente diferente. Após serem coletados no local, os ninhos passam por uma limpeza manual para retirar as impurezas como grama e penas. Depois são comercializados para comporem um caldo que fica gradualmente mais cremoso conforme o ingrediente se desfaz. O resultado é uma sopa gelatinosa de sabor suave e um pouco doce.

O uso dos ninhos também é documentado na medicina tradicional chinesa como fonte de benefícios para a saúde. Ricos em nutrientes, têm elevados índices de cálcio, potássio, magnésio e ferro e prometem retardar o envelhecimento. Além disso, o consumo promete aliviar problemas digestivos, aumentar a libido, aliviar crises de asma, melhorar a voz e concentração, além de fortalecer o sistema imunológico. São muitas vantagens em um pequeno ninho. E você? Comeria essa sopa?

Ninho de passarinho comestível

Ninho de passarinho comestível

Veja também:

Limão caviar: saiba mais sobre essa fruta superdiferente

Comidas proibidas: confira 5 ao redor do mundo

Recomendadas
Pela Web