Culinária paraense: conheça 10 pratos típicos do Pará

Confira no blog do TudoGostoso comidas típicas da culinária paraense: sabores únicos e incríveis do estado do norte do Brasil

O que você conhece da culinária paraense? O Pará, estado que fica no Norte do Brasil, é coberto pela floresta Amazônica: a diversidade da região leva aos pratos dos paraenses sabores ricos e únicos, que muitos brasileiros ainda não conhecem! Venha conferir 10 pratos típicos do Pará e saiba mais sobre essa culinária!

Culinária paraense: conheça 10 pratos típicos do estado

Pato no tucupi

Pato no tucupi

Provavelmente o prato típico mais conhecido do Pará! O tucupi é um caldo amarelo extraído da mandioca e de forte sabor azedo. Quando extraído, é venenoso e não pode ser consumido de imediato: é necessário que ele passe por um longo cozimento que pode levar uma semana. Pode-se encontrar o tucupi com outras carnes e peixes, mas o pato é com certeza a principal escolha, sendo servido com arroz, folhas de jambu refogadas e farinha de mandioca.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Caruru: prato à base de quiabo e camarão seco

Caruru

O caruru é uma espécie de pirão feito com quiabo, camarões secos e inteiros, tempero verde (alfavaca e chicória), farinha de mandioca bem fina e azeite de dendê. É um prato que também se encontra na culinária baiana e está ligado às práticas religiosas do candomblé. No Pará, ele é servido com arroz e molho de pimenta.

Pratos com caranguejo

O caranguejo é uma proteína muito consumida no Norte brasileiro e pode ser achado facilmente nos mercados municipais das cidades. São inúmeros os pratos que levam a iguaria: arroz, caldeirada, sopa e a casquinha, a forma mais comum e conhecida de consumo.

comida paraense

Tacacá: prato de origem indígena que une os sabores da Amazônia

Tacacá

O tacacá é um prato de origem indígena muito conhecido em todo território nacional. É feito com base de tucupi, goma de tapioca, camarão e folhas de jambu refogadas. É um caldo quente servido com bastante pimenta. Em Belém, é possível encontrar as famosas “tacacazeiras” em cada esquina — cozinheiras que fazem o tacacá e são consideradas Patrimônio Cultural Imaterial de Belém — vendendo o prato, que carrega cultura e história de gerações para as mesas dos paraenses.

comida paraense

Açaí e seus acompanhamentos no Norte

Açaí

Muito conhecido e adorado pelos brasileiros, no Pará e em todos os estados da região amazônica, o açaí é um acompanhamento indispensável na hora da comer: ele pode ser consumido de diversas formas com farinhas, grãos e peixes (sim, peixes!). A principal diferença do açaí paraense para o açaí que comemos em todo país é o doce e a temperatura: no Norte, ele é consumido in natura, sem adição de frutas, xarope de guaraná para adoçá-lo, além de não ser refrigerado, sendo consumido em temperatura ambiente, o que preserva o gosto forte e bem característico da própria fruta, além de uma cor mais encorpada e textura mais cremosa.

comida paraense

Maniçoba: também conhecida como “feijoada paraense”

Maniçoba

A maniçoba é conhecida como “feijoada paraense” por levar praticamente os mesmo ingredientes que a famosa feijoada. Porém o ingrediente especial é a maniva, planta da mandioca! Por ser uma planta que possui ácido cianídrico, um componente venenoso, a folha precisa passar por um longo cozimento de dias até perder a toxicidade. Depois desse processo, adicionam-se as carnes — como linguiças, orelha e pé de porco, toucinho e costela. O prato costuma ser servido com arroz, farinha d’água e molho de pimenta-de-cheiro.

comida paraense

Filé de pirarucu acompanhado com legumes e molho de ervas

Pratos com peixes de água doce

O Pará conta com uma grande extensão de rios nos quais habitam as mais diversas espécies de peixe de água doce. Pirarucu, tambaqui, filhote e muitos outros transitam entre os pratos paraenses em diferentes preparos: cozidos, grelhados, fritos, com molhos e até mesmo com crosta de ervas ou castanha-do-pará! Além disso, é comum servir esses peixes acompanhados de legumes, farinha, arroz e até mesmo açaí!

Bolo de macaxeira

Uma delícia que faz sucesso no Brasil inteiro, né? Para ser consumida como bolo, é preciso ralar a macaxeira crua e bater a massa com ovos, açúcar, leite condensado (opcional), coco ralado e erva doce no liquidificador. É comum finalizar com coco ralado e servir com café, de manhã ou à tarde.

Torta de cupuaçu

O cupuaçu é um fruto muito conhecido e querido por todos os brasileiros! Em todo país é possível encontrar sucos, vitaminas, sorvetes e até drinks com cupuaçu! Mas no Pará, é possível encontrar a fruta na forma de uma bela torta para sobremesa! A massa é feita com biscoito de maisena e o recheio é feito com o próprio cupuaçu, em forma de geleia. Para finalizar, cobre-se com suspiro e é possível também adicionar castanha-do-Pará para decorar ou junto da própria massa.

comida paraense

Tapioca: a famosa farinha de mandioca pode assumir diversas formas e sabores

Tapioca

A tapioca está presente na vida de muitos brasileiros e no Pará não seria diferente! É possível encontrar a tapioca em muito do que se produz na culinária paraense, seja para acompanhar um açaí ou para servir a chamada “tapioquinha” no café da manhã – o que se conhece no resto do Brasil como tapioca, que é a goma umedecida preparada na frigideira como se fosse uma panqueca.

Recomendadas
Pela Web