Canela: tempero cheio de sabor que traz benefícios à saúde

Gostinho irresistível e aroma hipnotizante: venha conferir como a canela pode dar um toque incrível às receitas, mas também trazer diversos benefícios para sua saúde.

Adicione canela às suas receitas para um toque incrível.

Canela é um tempero delicioso, de aroma agradável e um gostinho inigualável!

Tempero natural capaz de dar um toque especial e irresistível às receitas, a canela é uma das queridinhas dos brasileiros. Seu sabor adocicado e aroma inconfundível se tornam ainda mais atraentes e interessantes ao paladar quando somados ao fato de que ela possui muitos benefícios, indo desde a perda de quilinhos indesejados até a prevenção de doenças.

Talvez muitas pessoas não saibam, mas a canela é um fonte rica em cálcio, ferro, fibra e manganês. Sendo assim, ela é um bom alimento para se incluir nas receitas de quem deseja fortalecer os ossos, garantir mais disposição, ou até mesmo melhorar o seu fluxo intestinal.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Bonita por dentro e por fora, vem com a gente conferir mais razões para incluir a canela como seu próximo item da lista de compras do mercado!

Termogênico que favorece a perda de peso

Assim como o gengibre, a canela também é um poderoso alimento termogênico que irá te ajudar a emagrecer. Mas o que é um termogênico? Tal como nós do TudoGostoso te contamos, são alimentos caracterizados por aumentar a temperatura corporal e que, consequentemente, possuem a capacidade de acelerar o metabolismo. Com isso, a demanda por energia acaba sendo alta para agilizar o processo de digestão. Sendo assim, gorduras acumuladas são queimadas, contribuindo então para a perda de peso.

Nível de colesterol em equilíbrio

Sabemos a importância de manter o colesterol em um nível equilibrado. A canela é uma grande aliada nesse processo por diminuir o colesterol ruim (nomeado como LDL), e dessa forma, evitando doenças cardíacas. Para isso, basta 1/2 colher (chá) de canela por dia, uma quantidade suficiente para melhorar a sua saúde.

Controle da taxa de glicose no sangue

Apesar do sabor adocicado, a canela é capaz de regular os níveis de açúcar no sangue, contribuindo para combater doenças como diabetes. O cromo – nutriente presente na canela – ajuda a controlar o índice glicêmico, evitando picos e quedas bruscas da taxa de glicose no sangue após as refeições. Um bom equilíbrio nas taxas diminui a sensação de fome e evita aquele desejo inesperado de “beliscar um docinho” ao longo do dia.

Chocolate quente com canela é perfeito para o outono.

Vai um chocolate quente com canela para acompanhar o outono? Aposte nessa bebida deliciosa.

Ação antioxidante que ajuda na prevenção de doenças

Antioxidantes são poderosos aliados para um organismo saudável, e a canela é uma boa opção para quem quer cuidar da sua saúde. Isso porque a ação antioxidante consiste na eliminação de radicais livres, o que auxilia na prevenção de doenças degenerativas como tumores e Alzheimer, contribuindo para células saudáveis, e, inclusive, evitando o envelhecimento precoce.

Bom para a memória

Segundo estudos realizados, o cheiro da canela é capaz de estimular a memória e outras funções e atividades intelectuais, contribuindo para a saúde do cérebro.

Onde posso incluir a canela?

Existem uma variedade de receitas que, quando combinadas com canela, ficam com um sabor delicioso. Mas não pense você que ela se restringe apenas aos doces: a canela cai super bem em pratos salgados também! Ah, vale lembrar que sobremesas de arroz doce polvilhado com canela também se tornam irresistíveis, além de doces como mingau de aveia com banana, canjicacurau e até mesmo o delicioso churros!

E nesse fresquinho do outono, você pode incluir a canela em bebidas quentes. Que tal fazer um chá de canela? Ou então inovar no sabor e fazer um delicioso chá que combina gengibre com canela? Se estiver a fim de uma bebida mais cremosa, o chocolate quente é a opção ideal, na qual a junção com a canela resulta em um gostinho maravilhoso!

Para quem o consumo de canela não é recomendado

O ideal para futuras mamães, ou seja, gestantes em qualquer fase da gravidez, é não consumir canela – seja polvilhada, no meio da receita, ou independente da forma. Isso porque seu consumo pode elevar as contrações uterinas, e consequentemente, expor ao risco de aborto ou parto precoce.

Além disso, procure evitar adicioná-los em receitas para crianças. Pessoas com alergia a canela, úlcera gástrica ou intestinal também devem evitar o seu consumo. Mas, como sempre, procure um nutricionista! Ele é o profissional que irá te orientar com excelência sobre como você deve montar o seu cardápio e a qual quantidade adequada para cada alimento.

Polvilhe canela sobre o curau de milho e veja como esse tempero dá o toque que faz toda diferença.

O curau de milho fica ainda mais maravilhoso com canela polvilhada por cima.

Recomendadas
Pela Web