Reduzir a acidez do kefir: veja como em 3 dicas fáceis

Confira 3 dicas superfáceis para reduzir a acidez do kefir e aproveitar ainda mais os benefícios!

Os probióticos são micro-organismos que ajudam a manter o equilíbrio da flora intestinal. Em muitos ingredientes é possível encontrar essas bactérias do bem, como no iogurte ou no leite fermentado. Outra forma de consumir os probióticos é através do kefir, uma colônia de micro-organismos que se alimentam de lactose e outros açúcares. Ele é uma mistura de probióticos, que ajudam a balancear a flora intestinal, e de prebióticos, que ajudam a estimular a reprodução dos micro-organismos bons. Quem cultiva o kefir sabe que, às vezes, ele pode ficar muito ácido. Por isso, 3 dicas para reduzir a acidez do kefir e aproveitar ainda mais os seus benefícios!

Kefir: confira dicas para reduzir a acidez do kefir

Confira dicas para reduzir a acidez do kefir

Como reduzir a acidez do kefir

O kefir é uma das melhores fontes de probióticos e pode ser produzido a partir da fermentação do leite ou água. Para cultivá-lo, é necessário ter acesso aos grãos, os quais não são vendidos em lojas, mas compartilhados pelas pessoas. Os benefícios do kefir são vários, como, por exemplo, a sua capacidade de melhorar o fluxo intestinal. Além disso, ele é uma ótima fonte de vitamina B12, proteínas e cálcio, essenciais ao organismo. Ao ser proliferado, o kefir pode acabar ficando bem ácido, com um gosto amargo que traz uma sensação de queimação à garganta. Mas é fácil contornar essa situação!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Kefir: confira dicas para reduzir a acidez do kefir

Kefir

Reduza a quantidade de grãos

O kefir é o produto da proliferação de organismos vivos. Como qualquer cadeia alimentar, quanto mais seres disputando pelo alimento, mais difícil o acesso aos nutrientes necessários. O excesso de grãos imersos no líquido pode resultar em uma maior acidez no final por causa da fermentação. Duas colheres (sopa) para 1 litro de leite é a proporção ideal para manter o ambiente equilibrado. Dessa forma, haverá alimento suficiente para os organismos crescerem fortes e saudáveis.

Diminua o tempo de fermentação

Se o kefir que você está produzindo estiver muito ácido para o seu paladar, experimente reduzir o tempo de fermentação. O tempo mínimo de atuação para obter o líquido é de 8 horas. Caso você esteja acostumado deixar por 48 horas, tente coar após 24 horas. Se estiver acostumado a deixar por 24 horas, experimente coar com 12 horas.

Kefir: confira dicas para reduzir a acidez do kefir

Kefir: confira dicas para reduzir a acidez do kefir

Retire a camada superior

Depois de fermentado e antes de coar, experimente retirar a camada mais grossa do leite que fica por cima. Por vezes, ela é mais amarelada e bem grossa, como uma camada protetora. Descarte essa parte, a qual é responsável por deixar o líquido ácido.

Procure consumir o kefir gelado. As temperaturas mais baixas também servem para diminuir a acidez.

Recomendadas
Pela Web