Nutrição holística: entenda mais sobre esse estilo de vida

Nutrição holística é um estilo de vida que promove uma alimentação que une o equilíbrio entre corpo e mente. Saiba mais!

Você já parou para pensar nos efeitos que os alimentos que você ingere tem na sua saúde? Ter um equilíbrio entre o corpo e a mente através da comida é exatamente a proposta da nutrição holística. As pessoas que seguem essa filosofia de vida utilizam o que é ingerido como um medicamento natural, focando os aspectos que estão de alguma forma prejudicados no organismo. O nome holístico remete à proposta, já que a origem da palavra vem do grego holos, que significa todo ou inteiro. Ou seja, o uso integral da comida para trazer benefícios ao corpo e mente. Descubra mais curiosidades sobre essa nutrição que traz diversas vantagens para sua vida!

Nutrição holística

Nutrição holística: união entre corpo e mente pela alimentação

Nutrição holística

O que é e como funciona?

Como explicado anteriormente, a proposta da nutrição holística é unir o corpo com a mente a partir da alimentação. O objetivo principal é melhorar a qualidade de vida, pensando no que é ingerido no dia a dia. O plano alimentar muda de pessoa para pessoa. Primeiramente, é importante entender quais são os aspectos em deficiência ou que necessitam de atenção na saúde. Exemplos como desintoxicação, aumento da absorção de nutrientes, emagrecimento equilibrado e questões como insônia, depressão, e fadiga excessiva são alguns dos problemas que podem ser trabalhados no plano alimentar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Nutrição holística

Nutrição holística: união entre corpo e mente pela alimentação

O plano alimentar é montado com base na saúde do indivíduo e em cima das propriedades e benefícios de cada alimentos. A combinação resultante é uma forma de melhorar a saúde do corpo e da mente, sem fazer uso de medicamentos. Não há um modelo universal: como cada ser humano é diferente, o seu plano alimentar também o será. Por exemplo, quando alguém reclama de alguma dor, procura-se qual é o órgão afetado e que aspecto emocional está sendo despertado. Depois, encontram-se quais alimentos melhor atendem àquela questão e passa-se a inclui-los na dieta. Procura-se um reequilíbrio da saúde sem recorrer imediatamente à medicamentos.

Cuidados necessários

A seleção de alimentos e a forma de seu cultivo são muito importantes para a nutrição holística. Nela são priorizados os vegetais orgânicos, alimentos frescos, carnes provenientes de criação livre (sem adição de hormônios), além de temperos naturais, grãos e cereais. Ingredientes muito industrializados são evitados, assim como os de cultivo com agrotóxicos.

Nutrição holística

Nutrição holística: união entre corpo e mente pela alimentação

Se você se interessar por esse estilo de vida, a dica é começar aos poucos. A mudança radical de um dia para o outro acaba resultando em um abandono da prática em pouco tempo. Comece mudando um ponto na alimentação e, quando virar parte da sua rotina, inclua outros. Além disso, atente para o seu corpo, observando o que pode estar fazendo mal à saúde. Antes de recorrer a medicamentos para aliviar os sintomas, entenda o que causou o desconforto e procure trabalhar nesse aspecto. Usar a alimentação como fonte de bem-estar físico e mental é uma forma te levar uma vida mais saudável. Ficou interessado na nutrição holística? Você pode procurar um nutricionista especializado e melhorar a sua saúde através da alimentação!

Recomendadas
Pela Web