Benefícios da menta para a saúde: confira

Confira os benefícios da menta para a saúde e e também uma receita deliciosa de geleia de menta.

A menta é uma planta da mesma família da hortelã muito presente no nosso dia a dia. Conhecida pelo seu sabor levemente ardido e sua ação refrescante, ela é utilizada para produzir pastas de dentes, remédios, perfumes e, claro, receitas. Quer saber mais sobre ela? Confira a seguir os benefícios da menta para a saúde!

benefícios da menta

Folhas de menta

Benefícios da menta

Estamos muito acostumados a consumir a menta em chicletes e balas, além de estar presente em diferentes marcas de pasta de dente no mercado. Isso acontece por conta do seu efeito anti-bactericida e anti-microbiano. É graças a eles que a menta ajuda a diminuir o mau hálito e até algumas doenças bucais causadas por bactérias, além de proporcionar a sensação de frescor.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A menta também é um ótimo alimento para fortalecer a imunidade, pois ela é rica em diversas vitaminas como as do complexo B, vitamina C, D e E e também é fonte de minerais como cálcio e fósforo. Essas vitaminas e minerais ajudam a proteger o corpo de infecções e inflamações. Por isso ela é tão indicada para quem sofre de acne, pois além do efeito anti-inflamatório, a menta também possui ação antipruriginosa.

O chá de menta é conhecido por melhorar as náuseas e a indigestão, porque ele aumenta o fluxo da bile, dessa forma aumentando a velocidade com que o organismo digere os alimentos. Além disso, ele também ajuda a aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável. Por conta de sua ação analgésica, ele se tornou um grande aliado de mulheres que sofrem de cólica menstrual.

Agora que você já conhece os benefícios da menta, confira a receita de geleia de menta!

benefícios da menta para o corpo humano

Xícara com chá de menta

Geleia de menta caseira

Ingredientes

1 kg de maçã
1/2 xícara (chá) de menta picada
2 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de vinagre branco
açúcar a gosto

Modo de preparo

Pique as maçãs com casca, retirando somente as sementes.
Em uma panela, coloque a maçã picada, a água e a menta picada.
Leve para cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 50 minutos, até que a maçã esteja desmanchando. Mexa de vez em quando para ela não grudar no fundo da panela.
Adicione o vinagre e ferva por mais 5 minutos.
Coloque uma peneira coberta com um pano limpo em cima de uma vasilha. Despeje o conteúdo da panela e deixe escorrer por cerca de 7 horas na geladeira.
Coloque o caldo em uma panela, acrescente açúcar a gosto e cozinhe em fogo baixo até dar o ponto de geleia.

benefícios da menta para saúde

Óleo de menta

Recomendadas
Pela Web