Avocado é abacate? Descubra a diferença entre os frutos e veja como preparar o avocado

Você sabia que avocado e abacate são diferentes? Os dois frutos são da mesma família, mas têm não são iguais no gosto e nas calorias.

Talvez você conheça avocado como a palavra em inglês para abacate. Mas, no Brasil, avocado também é o nome de um fruto que, embora seja um parente do abacate, não é exatamente a mesma coisa. Descubra no TudoGostoso o que é avocado, qual a diferença entre avocado e abacate e que receitas você pode fazer com este alimento.

Avocado: mesa de madeira com uma tábua e em cima avocados abertos e fechados

O avocado é um parente do abacate com nutrientes e sabores distintos

O que é avocado?

Avocado é uma variedade de abacate, mais especificamente o tipo Hass. O fruto surgiu no século passado, cultivado por Rudolph Hass na Califórnia, nos Estados Unidos, como um híbrido de espécies mexicanas e guatemaltecas até chegar no sabor e textura que tem hoje.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Atualmente, o tipo Hass é o mais cultivado nos Estados Unidos e ficou conhecido como o avocado padrão no resto do mundo. Por causa disso tudo, ele até se parece com o abacate que temos no Brasil, mas suas particularidades afetam o sabor e as receitas.

Qual a diferença entre abacate e avocado?

O abacate e o avocado têm diferenças bem marcantes na aparência e no sabor. Enquanto o abacate tropical que nós conhecemos é maior, alongado e tem uma casca verde, fina e lisa, o avocado é menor, arredondado e com casca grossa, áspera e escura.

Ao amadurecer, o abacate começa a ter manchas verdes e a casca fica mais sensível, mas no avocado o sinal é o tom puxado para o roxo. No interior, o abacate tem uma polpa mais amarelada e um pouco mais aguada. Já o avocado tem uma polpa mais esverdeada, aveludada e firme por causa da gordura.

Avocado: dois avocados fechados e um ao meio em uma mesa de madeira

Você pode distinguir um avocado de um abacate visualmente pela casca

Tem avocado no Brasil?

Sim, o avocado é vendido no Brasil, mas se quiser experimentar o fruto, vai precisar abrir a carteira. O avocado é caro e pode passar do dobro do preço do abacate comum, mesmo sendo menor e tendo menos polpa. Isso porque a maioria do abacate produzido e comercializado no Brasil é de abacates tropicais como Quintal, Breda e Fortuna.

Existe produção de avocado por aqui, mas é voltada para exportação. Além disso, o avocado tem colheita manual que custa mais. Por isso, quando você encontra o avocado nas prateleiras, a etiqueta de preço pode assustar.

Quais os benefícios do avocado?

O avocado é uma grande fonte de nutrientes. O fruto tem vitaminas A, B, C e E, antioxidantes e é uma grande fonte de potássio. A concentração de potássio do avoado chega a superar a da banana. O avocado tem mais benefícios até que o avocado, já que tem 10% menos calorias, com menos carboidratos e mais gordura boa.

O avocado é um alimento low carb?

Sim. Alimentos que entram na dieta low carb são aqueles que possuem menos carboidratos e mais nutrientes que compensam as calorias na alimentação. O avocado é um bom exemplo, principalmente por causa da sua gordura boa. A gordura boa, ou monossaturada, é boa para o organismo porque fornece energia, aumenta o colesterol bom e diminui o colesterol ruim. Desta maneira, o avocado é um aliado da alimentação saudável e queridinho de receitas low carb e de marmitas fitness.

Avocado: mesa com avocado, guacamole e torradas com avocado

O avocado é menos adocicado e mais nutritivo, ótimo para várias receitas

Qual o gosto de avocado?

O sabor do avocado também tem seu toque especial. Se o abacate é mais adocicado, o avocado não puxa nem para o sal e nem para o açúcar. A textura da polpa também é bem cremosa por causa da gordura, o que agrada o paladar. Assim, é um ingrediente bem versátil na cozinha já que serve tanto para doces quanto para preparos de salgados.

Como se come avocado?

Para comer avocado, a melhor forma de abri-lo é como qualquer abacate: corte no sentido do comprimento contornando a semente, dê uma torcida para separar as metades e tire a semente. Depois você pode tirar a polpa da casca para comer puro ou usar em receitas.

Como o avocado é menos doce e mais cremoso, ele fica uma delícia como guacamole, em cima de torradas ou como parte de uma sopa. Mas, ao mesmo tempo, o avocado por si só não é salgado e ainda fica ótimo em sobremesas. Doces gelados como sorvete, mousse e torta combinam com o fruto por ele ser mais cremoso e ter mais gordura.

5 receitas deliciosas usando avocado

Avocado toast

Todo o sabor do avocado combina com temperos mais salgados de uma torrada estilo bruschetta.

Avocado: duas torradas com creme de avocado em cima

A torrada com avocado é um bom aperitivo ou lanche rápido e saudável

Entrada de avocado

A entrada de avocado é um prato que junta a polpa do fruto com pimentão, ketchup, tomate, maionese, presunto e temperos. A mistura então é devolvida para as cascas grossas do avocado, servindo como uma tigela prática.

Guacamole

Guacamole com nachos é uma iguaria mexicana. Se com o abacate já é bom, imagina com o sabor menos doces do avocado. Você ainda pode seguir as dicas do TudoGostoso de como fazer guacamole e de receitas que combinam com o preparo.

Mousse de avocado

Vai um doce aí? A mousse de avocado geladinha é uma sobremesa deliciosa para quem gosta de açúcar.

Creamy avocado

O creamy avocado parece uma mousse, mas não usa leite. Usar a polpa cremosa de um avocado dá toda a consistência necessária para a receita, com um toque ácido do limão e da laranja.

Veja também:

Receitas com abacate: veja pratos doces e salgados deliciosos

Noite mexicana: receitas incríveis para animar seu encontro com amigos

Recomendadas
Pela Web