Almoço saudável: 6 trocas inteligentes para ter uma alimentação melhor

Em busca de um almoço saudável? TudoGostoso reuniu dicas valiosas para você incluir hábitos alimentares mais benéficos no seu dia a dia. Confira as dicas!

Seja sincero: você teve um almoço saudável hoje? Você já deve saber que ter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é a chave para ter mais disposição e saúde. E para isso, é importante fazer escolhas mais conscientes todos os dias. Pequenas ações rotineiras já são o suficiente para melhorar (e muito) nossa alimentação e qualidade de vida e é sobre isso que falaremos abaixo.

Reunimos algumas trocas simples e inteligentes no cardápio para que você tenha um almoço saudável, nutritivo e, claro, gostoso. Afinal, não é necessário abrir mão do sabor para ter hábitos mais saudáveis. Continue a leitura e entenda todos os detalhes!

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Para um almoço saudável dê preferência para gorduras saudáveis

1. Margarina por manteiga

Se você precisar usar margarina em uma receita de purê de batata ou para refogar algum alimento, a dica é substituir por manteiga. Antes de tudo é importante ter a consciência de que ambas as gorduras, se consumidas em excesso, fazem mal para o organismo e podem aumentar o colesterol, por exemplo.

No entanto, a manteiga costuma ser a recomendação dos nutricionistas porque é de origem animal, feita a partir do leite, e por ser natural é melhor absorvida pelo corpo humano. Já a margarina é de origem vegetal, mas pode conter gordura trans, característica de alimentos industrializados que faz mal ao organismo.

2. Óleo por azeite

Seguindo o mesmo raciocínio da margarina e manteiga, saiba que usar azeite no lugar do óleo é mais saudável para a saúde. Seja para temperar a salada do seu almoço saudável ou para fritar o frango, o azeite deve ser privilegiado porque é um dos óleos menos processados e, consequentemente, retém mais antioxidantes, vitaminas e minerais.

Já o óleo vegetal, ao contrário do primeiro, passa por muito processamento, que neutraliza seu sabor mas também extrai seus nutrientes benéficos, sobrando apenas calorias vazias, que não fazem bem para a saúde.

3. Empanado por grelhado

Azeite de oliva extravirgem é opção de gordura saudável, rica em oxidantes

Um franguinho empanado ou um bife à milanesa são opções deliciosas para o almoço, não há como negar. Mas por serem fritos submerso em óleo são opções bem calóricas e nada saudáveis. É claro que dá para comer de vez em quando, mas para o almoço saudável do dia a dia, a dica é trocar o empanado pelo grelhado.

Peixe grelhado, frango ou carne bovina também são opções gostosas e bem mais benéficas para o organismo. Para não errar, use um fio de azeite para a cocção e capriche nos temperos, como sal, pimenta e páprica, por exemplo.

4. Fritura em óleo pela airfryer

Está com muita vontade de comer uma carne ou vegetal empanado, como berinjela à milanesa, por exemplo? A airfryer é uma alternativa mais saudável para dar o efeito de fritura sem usar óleo.

Dá até para incluir a batata frita no dia a dia, se usar a batata in natura e preparar na fritadeira elétrica. Apenas tenha cuidado para não exagerar na quantidade de carboidratos por refeição, ok?

5. Temperos prontos por naturais

Sempre que puder, troque alimentos ou ingredientes industrializados pelos naturais. Evitar o consumo de corantes, conservantes e aditivos químicos no geral é uma boa prática para quem busca melhores hábitos alimentares e um almoço mais saudável. Portanto, troque o caldo de galinha e de carne vendidos no supermercado (e cheios de sódio) por outros temperos e ervas naturais.

É possível dar muito sabor às suas refeições usando alecrim, pimenta, chimichurri, páprica, lemon pepper, curry, cominho e os demais temperos que gostar. Teste todos eles e encontre suas combinações favoritas!

6. Refrigerante por suco da fruta

Você é do tipo que finaliza o almoço com um copão de refrigerante? Você já sabe que essa é uma prática bem ruim, mas largar o hábito do refrigerante é um verdadeiro desafio. Aqui, nossa proposta não é proibir seu consumo, mas pelo menos reduzi-lo, principalmente se você está buscando um almoço saudável.

Que tal deixar o refrigerante para os fins de semana e no dia a dia optar por um suco de frutas? Outra opção interessante para quem prefere as bebidas gaseificadas é aderir a água com gás e limão. Além de ter quase zero caloria, a bebida é refrescante e remete ao refrigerante. Vale a pena experimentar.

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