Alimentos anti-inflamatórios: quais são e como atuam no organismo

Conheça 9 alimentos saborosos que funcionam como poderosos anti-inflamatórios, garantindo um organismo mais forte contra os “ataques externos” e mandando para longe as inflamações.

O morango é um anti-inflamatório poderoso!

O morango, além de muito saboroso, funciona como um bom anti-inflamatório.

Pode ser que muita gente ainda não saiba, mas incluir os alimentos anti-inflamatórios no dia a dia é um hábito muito valorizado pelo organismo. Isso pode ser explicado pelo fato de como as inflamações ocorrem no nosso corpo, provocada pelo consumo excessivo de alimentos industrializados e/ou processados em meio à correria cotidiana, baixa imunidade – atraindo doenças, ou até mesmo fatores como noites mal dormidas e estresse.

Diante desses “ataques externos”, o nosso organismo não deixa de reagir: é necessário combater as toxinas, bactérias e radicais livres em geral que possam estar atrapalhando o pleno funcionamento das atividades. E os alimentos anti-inflamatórios podem ser uma solução natural para esse problema.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Hábitos saudáveis, prática de exercícios físicos e alimentação saudável irão contribuir para tornar o sistema imunológico mais resistente. prevenindo doenças, além de ajudar a eliminar as substâncias que possam vir a causar inflamações. Ou seja: só maravilhas! Vem conferir essa seleção saborosa de 9 alimentos poderosamente anti-inflamatórios.

Frutas vermelhas

Vamos começar com essas frutas vermelhas deliciosas que podem ser facilmente inclusas no seu cardápio: morangos, framboesas, cereja, melancia e romã possuem propriedades ótimas, atuando como uma opção saborosa no combate a inflamações. Que tal comê-las ou inclui-las em deliciosas vitaminas?

Abóbora

Se você é do time anti-abóbora, essa seria uma boa hora para dar chance! Afinal, ela é um dos alimentos que atuam como anti-inflamatórios por possuir carotenoide, um antioxidante que age eliminando radicais livres e, por consequência, garantindo a saúde das células, evitando tanto doenças quanto envelhecimento precoce. Pele e pulmão também são beneficiados contra infecções ao se ingerir abóbora.

 

Brócolis

O brócolis compõe o time dos vegetais que atuam contra a inflamação no organismo por conter sulforafano. Repolho e couve-flor também são grandes aliados, dando um motivo a mais para incluir um saboroso mix de vegetais nas refeições. Vale lembrar que o brócolis também são fonte de vitamina C, poderoso nutriente no combate a inflamação.

O brócolis possui propriedades que evitam inflamações, fortalecendo o organismo contra doenças,

Brócolis são uma ótima opção para fortalecer o sistema imunológico e evitar infecções.

 Gengibre

Fortalecendo o sistema imunológico, o gengibre é um alimento poderoso quando o assunto é impedir a proliferação de substâncias prejudiciais ao organismo. Isso porque conta com gingerol, um elemento capaz de impedir a formação de radicais livres.

Linhaça

Que tal começar o dia com uma saborosa combinação entre iogurte e linhaça? Outras sementes, como chia e gergelim, são tão ricos em ômega-3 quanto a linhaça. Assim como a vitamina C, o ômega-3 exerce um importante papel na proteção do organismo contra agentes externos e as inflamações que possam vir a causar.

Frutas cítricas

Saborosas e refrescantes, as frutas cítricas são cheias de água e vitamina C, deixando o organismo hidratado. Além disso, as frutas também contam com propriedades que auxiliam no processo anti-inflamatório. Por isso, aproveite para fazer sucos e pratos que incluam deliciosas laranjas, limões, acerolas ou abacaxis.

Frutas cítricas funcionam como ótimas anti-inflamatórias, tornando a imunidade mais resistente.

Laranja, dentre as demais frutas cítricas, é rica em vitamina C, sendo ótima para fortalecer a imunidade e combater toxinas no organismo.

Mamão 

Mamão é bom, e é melhor ainda quando se descobre que ele é um dos alimentos anti-inflamatórios. A presença de vitamina C, E e do beta-caroteno auxiliam na eliminação de radicais livres, garantindo células saudáveis. Além disso, a substância papaína também ajuda na digestão.

Nozes

Amantes de nozes irão se apaixonar ainda mais! Oleaginosas como nozes ou castanhas são ótimas anti-inflamatórias por serem ricas em ômega-3, protegendo os vasos sanguíneos e prevenindo doenças relacionadas à circulação.

Salmão ou atum

E para os fãs de salmão ou atum, eles também estão inclusos na lista por serem uma fonte rica de ômega-3 (assim como as oleaginosas e as sementes, como a linhaça). Esse nutriente não apenas previne inflamações, como também ajuda a manter um coração saudável. Além disso, também é um ótimo alimento para controlar fatores emocionais, tal como o temido estresse.

Aposte em peixes ricos em ômega-3 para evitar inflamações e tornar sua imunidade mais resistente.

Fonte rica em ômega-3, o salmão é um bom aliado para quem busca um organismo livre de inflamações!

Recomendadas
Pela Web