Xô dor de garganta: confira os alimentos que aliviam esse incômodo

Inclua no seu cardápio alguns alimentos que podem amenizar a irritação na garganta, contribuindo para melhorar e provocar o bem estar de uma forma bem saborosa!

Aposte no chá de gengibre com mel para melhorar a irritação na garganta.

Um chá de mel com gengibre – ou limão – vai ser uma bebida saborosa para melhorar sua dor de garganta!

A saída daquele calorão escaldante do verão e a chegada do friozinho do outono podem provocar algumas consequências no nosso organismo. Até se acostumar com essa mudança de temperatura, muitas pessoas acabam passando pelos indesejados resfriados, faringites e gripes tão terríveis a ponto de causar aquele desânimo e cansaço.

Mas nada pior do que aquela dor de garganta desagradável, não é mesmo? Chegando sem ser convidada, ela causa uma irritação horrível em atos comuns, como falar e comer. Mas a verdade é que existem muitos alimentos que podem aliviar essa dor, valendo a pena fazer um esforcinho para botá-los no seu prato e no seu estômago.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para evitar a dor ao engolir, você pode dar preferência aos alimentos com consistência pastosa ou líquida, como sopas, purês, chás. vitaminas ou sucos. O ideal é que a dor de garganta seja tratada logo do início, para impedir que a infecção piore. Então, vem conferir como você pode melhorar esse incômodo de uma maneira bem gostosa, nutritiva e saborosa!

Banana

Bananas são ótimas pedidas quando se quer saciar a fome e evitar incômodo na hora de comer. Além da sua consistência, ela se torna ainda melhor quando consumida de forma amassada. A vitamina C e B6, e o potássio, tornam essa fruta incrível no combate a dor de garganta.

Cenoura

Nada mal uma cenoura bem cozidinha e temperadinha, não é mesmo? Além de ser toda cheia de benefícios e ter essa cor linda, ela é nutritiva por conter vitamina C, vitamina A e vitamina K, além de muito potássio e as famosas fibras (ótimas para a digestão). Ah, e ela também é uma maravilha para otimizar o sistema imunológico!

Cebola

E por falar em temperos, a cebola e o alho são itens poderosos no combate à dor de garganta. Isso porque ambos contém alicina, uma substância anti-inflamatória que impede infecções bacterianas. Além disso, essas maravilhas também possuem ação expectorante, ajudando a retirar os mucos que ficam na garganta e nas vias respiratórias. Afinal, sensação de alívio é tudo!

O alho e a cebola são ótimos por reduzir o incômodo na garganta e possuírem ação expectorante.

A cebola e o alho, além de reduzirem a sensação de irritação na garganta, possuem ação expectorante capaz de eliminar o muco.

Mel com limão

E mais uma vez ele está aqui presente, trazendo todo seu sabor doce que deixa qualquer alimento irresistível: o mel! Uma colher de chá desse ingrediente é suficiente para diminuir a irritação na garganta.

Muitos também já devem ter ouvido falar da famosa mistura mel com limão, um clássico ótimo para aliviar essas horinhas de dor desagradável. A mistura também é muito saborosa, por sinal.

Frutas cítricas

Por serem ricas em vitamina C, as frutas cítricas são ótimas aliadas para fortalecer o sistema imunológico e afastar o incômodo de resfriados e alergias. Porém, a fim de evitar o incômodo que o sabor ácido pode causar na garganta já sensível, o ideal é acrescentá-las em vitaminas, por exemplo, combinando com leite e outros ingredientes que amenizem seu sabor.

Ovos

Ovos, principalmente quando consumidos na forma de “mexidos”, são uma ótima pedida no cardápio “sai pra lá, dor de garganta”. Além dos muitos benefícios que esse alimento prático e saboroso pode trazer, um deles é impedir a infecção no organismo.

Gengibre

Esse alimento termogênico é saboroso e sagaz na tarefa de reduzir a irritação na garganta. Uma boa opção para consumi-lo é em chás, ficando ótimo quando combinado com mel. Seu efeito ajuda a diminuir a sensação de arranhamento, reduzindo a intensidade da dor.

Os ovos mexidos são ótimos por serem nutritivos e diminuírem a sensação de dor.

Ovos mexidos, uma opção deliciosa! Alimento rico em proteínas e outros nutrientes que reduzem os efeitos da infecção.

Recomendadas
Pela Web