Como fazer a salada perfeita: dicas imperdíveis

Confira um guia básico para fazer a melhor combinação, rica em texturas e nutrientes, para a sua salada!

Mas a salada perfeita existe? Sim! O TudoGostoso veio mostrar como é fácil montar uma salada com os ingredientes necessários para ter uma refeição balanceada. Com mistura de texturas, sabores e nutrientes, é possível criar opções diferentes que sejam sempre um sucesso. Se você é dessas pessoas que desanimam ao pensar em comer uma salada, essas combinações vão te fazer mudar de ideia! Seja criativo e siga esse plano que tem todas as etapas para você montar a sua salada perfeita!

Salada perfeita

Salada perfeita: a melhor combinação de sabores para a sua salada

Como montar a salada perfeita

Base

A base para a sua salada são as verduras. Ricas em nutrientes, elas são responsáveis por compor a maior parte do prato. Comece a sua salada escolhendo entre as seguintes opções: alface, espinafre, couve, acelga, rúcula, brotos de ervilha ou repolho.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O inesperado

O seu paladar vai agradecer por essa surpresa. Incluir ingredientes diferentes traz uma combinação de sabores que vão te surpreender! Experimente colocar algumas dessas opções: melancia cortada em cubos, queijo cottage, homus, bacon em pedaços, alimentos em conserva, ervas aromáticas ou frutas secas.

Salada perfeita

Salada perfeita: adicione crocância como os croutons

Crocância

A crocância garante uma mudança na textura da salada. Isso é responsável por trazer diferentes percepções à boca, deixando o prato ainda mais interessante. Escolha entre os seguintes ingredientes ou abuse das combinações: cenoura, pepino, abobrinha, croutons, maçã, pimentão ou sementes, como o gergelim.

Algo suave

Assim como a crocância, é importante trazer diferentes texturas ao prato para deixar a salada mais saborosa. Os ingredientes suaves são mais macios ao serem mastigados, complementando a lista anterior. Selecione entre as seguintes opções: batata-doce assada, queijo branco, abacate, tomate, arroz cozido ou azeitonas.

Salada de quinoa

Salada perfeita: inclua uma proteína, como a quinoa

Proteína

Para ter a sensação de saciedade, é imprescindível incluir as proteínas na refeição. Mas não precisa ser somente proteína animal: é possível obter de diferentes legumes, verduras e grãos o percentual necessário de proteína diária. Não deixe de incluir alguma das seguintes alternativas na sua salada: feijão, ovo, atum, tofu, frango em tiras, carne em tiras, ervilhas, quinoa ou oleaginosas.

Molho

Para finalizar a salada perfeita, nada melhor que um delicioso molho por cima. Existem muitas alternativas diferentes para cada gosto. Experimente colocar alguma dessas opções: molho de mostarda, molho de iogurte, azeite e vinagre, molho pesto ou molho de frutas, como o molho de maracujá.

Molho pesto feito com nozes

Salada perfeita: complemente com um molho pesto feito com nozes

Use e abuse da sua imaginação. Confira se a sua salada tem todos os componentes necessários e aproveite uma refeição saborosa e supernutritiva!

Recomendadas
Pela Web