Pratos coloridos: 5 benefícios de cada cor para a sua alimentação

Todo mundo sabe que é preciso ter 5 cores no prato, mas você conhece os benefícios que cada cor pode oferecer ao seu organismo? Então, vem saber um pouco sobre as propriedades nutritivas de cada cor.

Sabe aquelas famosas 5 cores que você precisa ter no prato? Cada cor representa uma função diferente na sua alimentação e pode te ajudar a controlar a dieta. Uma alimentação balanceada é essencial para se manter saudável, ter disposição o dia inteiro e ainda chama a atenção da criançada. Para isso é muito importante prestar atenção na hora de montar seu prato, quanto mais colorido mais saudável e completo ele é. Isso se dá pois cada cor traz benefícios diferentes ao seu organismo e ajuda a transformar o seu prato numa refeição completa e nutritiva. Só não vale comer aqueles confeitos doces coloridos e contar como uma alimentação com 5 cores, hein?

Pratos coloridos: os benefícios de cada cor para a sua alimentação

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Vem conferir o que cada cor representa na sua refeição:

Verde – Os alimentos verdes contém cálcio, vitamina A e principalmente as folhas verdes escuras são riquíssimas em ferro. Esses alimentos são fonte de clorofila que também pode trazer muitos benefícios para a sua saúde. Então não deixe de trazer da feira uma boa quantidade de espinafre, alface, agrião, couve, brócolis e muitos outros.
Amarelo e laranja – As frutas cítricas são as principais representantes dessas cores e ficam uma delícia em diversas receitas. Os alimentos amarelos e alaranjados são compostos principalmente por betacaroteno, que atua como antioxidante e ajuda na produção de energia. Eles também são importantes para a saúde dos seu olhos, pois evitam a degeneração da retina. Portanto, laranja, mamão, cenoura, damasco, pimentão amarelo não podem faltar no seu prato.
Branco – Só conseguiu pensar no arroz para esse grupo? Pois saiba que existem muitos outros alimentos como aipim, alho, cogumelo, couve-flor, inhame, nabo etc. Importante fontes de cálcio e potássio, esses alimentos atuam na manutenção óssea, se tornando um grande aliado na alimentação das crianças.
Vermelho – . Tomate, cereja, pimentão vermelho, morango, melancia e caqui são alguns dos representantes do time vermelho. Concentra licopena, uma substância que atua como antioxidante celular, e auxilia na prevenção do câncer. Por todos esses benefícios que esses alimentos, em especial as frutas vermelhas merecem um lugar na sua alimentação.
Roxo – Alimentos nessa tonalidade possuem antocianina, um pigmento que é um poderoso antioxidante. Também ajuda na prevenção da obesidade, pois aumenta o metabolismo do açúcar no sangue. Seus grandes representantes são: ameixa, berinjela, feijão, jabuticaba, figo, beterraba, uva, repolho roxo e outros.
Marrom – Grupo formado por castanhas, nozes, aveia e cereais integrais. São grandes fontes de fibras, importantes na regulação do intestino e essenciais para sentir menos fome durante o dia . Além de fontes de ferro e proteínas que auxiliam no controle do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares.

 

 

 

 

Recomendadas
Pela Web