Por que sentimos tanta fome no inverno?

Sua fome é um ciclo sem fim, no inverno? Vem ver por que isso acontece e como lidar com esta situação de forma saborosa — e saudável!

cupcake de chocolate para aquecer o inverno

Vish! Os alimentos calóricos podem se tornar ainda mais atraentes no frio… Perigo!

Quando chega o inverno, a paixão por doces e comidas calóricas parecem aumentar ainda mais. Afinal, como resistir a um chocolate quente bem cremosão, um fondue caprichado ou um pratão de massas para dar aquela esquentada? Enfiar o pé na jaca com tanta gostosura se torna quase algo natural nesses dias frios. Mas afinal, por que no frio a fome parece não ter fim?!

Pois é, não é só uma impressão: no inverno, realmente, seu apetite duplica! Existe uma explicação para isso, e ela é baseada no fato de que seu organismo gasta mais energia para manter seu corpo em temperatura estável durante o frio. Essa demanda faz com que busquemos alternativas externas para repor esse gasto: os alimentos.

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Troque as massas por pratos mais leves e que irão te aquecer.

Que tal trocar a lasanha por um prato mais leve?

O problema é o bendito alimento calórico!

Sentir fome no frio, mas comer alimentos saudáveis de 3 em 3 horas, ok. Sentir fome e matá-la com alimentos ricos em calorias e gorduras, naaaada ok! Nós entendemos que no friozinho o chocolate ou aquelas carnes e massas caprichadas e suculentas podem servir como ótimos companheiros, porém essas comidas são calóricas e, em excesso, podem trazer problemas à saúde — tais como o aumento do colesterol, diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. Então é bom ficar de olho e maneirar!

Então como lidar com a fome no frio?

Troque as massas por uma opção mais saudável, como sopa de legumes.

Sabemos que é difícil, mas trocar a lasanha por um caldo de legumes saboroso pode ser uma ótima opção!

Mas não se desespere, tem como curtir o frio com muito sabor, sim senhor! A questão aqui é a mudança de hábito, e todo esforço será recompensado. Sendo assim, não custa nada dar uma chance aos legumes ou verduras cozidos e bem temperadinhos, dando um sabor para lá de especial à sopa ou à salada. Chás também podem ser uma boa alternativa para as bebidas mais calóricas. O segredo aqui é investir em ingredientes de baixas calorias e, claro, manter a alimentação de 3 em 3 horas. Ah, e beber água a todo momento para manter-se hidratado, hein!

Sem desânimo: bora exercitar esse corpo!

Mesmo no frio, faça exercícios e beba bastante água!

Se exercitar e beber água também são essenciais para manter seu corpo ativo e hidratado no inverno.

Tudo bem, entendemos o quaaanto é difícil sair neste frio para realizar atividades físicas. E isso pode se tornar uma missão ainda maior no inverno! Mas nosso objetivo é te motivar a levantar do sofá, sacudir a poeira e ir mexer o corpo! Fazer atividades físicas — mesmo em temperaturas baixas — é superimportante para o organismo. E se isso for te consolar, exercícios também são uma boa alternativa para esquentar o corpo de forma saudável e ainda perder os quilinhos indesejados daquele fondue do final de semana.

Depois conta pra gente quais foram os pratos deliciosos, quentinhos e saudáveis que vocês fizeram para se aquecerem neste friozinho e não se deixarem dominar pela compulsão por comida calórica no inverno!

No inverno, aposte em bebidas quentes e leves;

Troque o chocolate quente por bebidas quentes e saudáveis.

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