O que são e para que servem os lactobacilos

Já ouviu falar em lactobacilos? Venha saber o que são e para que servem!

para que servem os lactobacilos

Confira o que são, para que servem e onde encontrar os lactobacilos.

O que são e para que servem

Nem todas as bactérias são “do mal” e causam doenças. Muitas bactérias “do bem” vivem em nosso intestino e são responsáveis pelo funcionamento adequado do órgão. Estamos falando dos lactobacilos. A flora intestinal ou microbiota intestinal é o grupo de bactérias que vivem no nosso intestino. Os lactobacilos são as bactérias do bem, inofensivas, que se alimentam de matéria orgânica. Elas ajudam na prevenção de doenças e infecções, causadas pelas bactérias “do mal”. Quando o número de bactérias do bem fica reduzido por causa de uma doença ou pelo consumo de antibióticos, nossa digestão fica mais difícil e nosso sistema digestivo pode ficar vulnerável. Além disso, quando a nossa flora intestinal está com número reduzido de bactérias do bem, podemos sentir alguns sintomas como gases, inchaço abdominal, diarreia ou prisão de ventre, desânimo e cansaço.

Rico em probióticos, o kefir ajuda a manter a nossa flora intestinal saudável.

Como consumir lactobacilos

Os lactobacilos ajudam a reduzir a proliferação das bactérias ruins porque têm antibióticos naturais. Eles podem ser ingeridos e chegam vivos ao intestino. Os produtos disponíveis no mercado que contêm lactobacilos vivos são os iogurtes, o kefir e alguns queijos, e os chamados probióticos, que ajudam a preservar a flora intestinal ao aumentarem o número de bactérias do bem e ao diminuírem o número de micro-organismo que podem causar doenças. Geralmente, são vendidos em forma de cápsulas ou sachês. Nem todos os iogurtes disponíveis no mercado contêm lactobacilos. Geralmente, os que contêm têm na embalagem as palavras “lactobacillus” ou “bifidobacterium”, os dois principais agentes que são bons para a nossa flora intestinal. Uma outra forma de consumir os probióticos é através do kombucha, uma bebida produzida a partir de uma colônia formada por micro-organismos. Quer saber mais sobre ele? Veja a matéria do TudoGostoso: O que é kombucha.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para manter a flora intestinal saudável, é importante também beber água regularmente e ter uma alimentação variada, com legumes, verduras e frutas. É importante ressaltar que só um profissional poderá indicar se você precisa ingerir os lactobacilos em forma de cápsula ou sachê. Procure um médico ou nutricionista se estiver precisando de orientações em relação à alimentação.

 

 

 

 

Recomendadas
Pela Web