O que é a dieta cetogênica

Se você ainda não conhece a dieta cetogênica, chegou a hora: saiba o que é e quais são os alimentos permitidos.

Vira e mexe, aparece uma dieta para perda de peso e ela entra na moda. Com a dieta cetogênica não é diferente: prometendo rápida perda de peso, ela está sendo seguida por muitas pessoas. Mas do que se trata essa dieta? Basicamente, quem está seguindo esse estilo de estilo de alimentação come pouquíssimo carboidrato, come mais gorduras boas e diminui a ingestão de proteínas. Nesta dieta, o corpo gera energia por meia da gordura e não dos carboidratos. Mas o que significa isso? Bom, quando consumimos carboidratos, eles se transformam em açúcar (glicose) no nosso organismo, que é usado como combustível para que o nosso corpo funcione. Quando deixamos de consumir os carboidratos, o organismo passa a usar como fonte de energia a gordura que está no nosso corpo e também nos alimentos. Essa queima de gordura gera as chamadas cetonas, que funcionam como fonte de energia, e é por isso que a dieta tem o nome de cetogênica.

Veja o que pode e o que não pode na dieta cetogênica

Embutidos, legumes e verduras e queijos são permitidos na dieta cetogênica.

O que pode comer na dieta cetogênica

Os carboidratos devem ser consumidos com bastante moderação. Além de estarem presentes em massas, pães e farinhas, os carboidratos também estão presentes em muitas frutas, como mamão, banana e goiaba. Por isso, muitas frutas estão proibidas na dieta cetogênica. As que são permitidas são aquelas pobres em carboidratos, como frutas vermelhas, abacate e coco. Além de terem poucos carboidratos, o abacate e coco também são fontes de gorduras boas.

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Todas as carnes são permitidas nessa dieta e, para quem gosta, uma boa notícia: você não precisa retirar a gordura delas. Pode comer a pele do frango? Pode! Pode deixar aquela gordurinha da picanha? Pode também! Os ovos também são liberados, assim como queijos ricos em gordura, creme de leite e iogurte integral.

Se estiver em dieta cetogênica, você também poderá comer manteiga, azeite, oleaginosas (nozes, avelãs, castanhas), legumes, verduras, linhaça, chia e embutidos (linguiça, bacon, presunto).

Receitas com poucos carboidratos

Nós vamos te mostrar agora algumas receitas com poucos carboidratos. Se você gosta de carne vermelha, vai adorar as receitas de medalhão de carne moída e picanha na grelha. Mas se você prefere frango, também temos opções deliciosas: peito de frango assado ao barbecue e drumete no forno.

Atenção: antes de seguir qualquer dieta, é importante procurar um médico ou um nutricionista. Só um profissional dará as informações corretas para você atingir os seus objetivos.

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