O que é a dieta mediterrânea

Confira o que é dieta mediterrânea e quais são os alimentos mais consumidos por quem segue esse plano alimentar.

A dieta mediterrânea tem esse nome porque se baseia na alimentação dos países que são banhados pelo Mar Mediterrâneo, como Espanha, Itália, Egito, Grécia, Marrocos, Líbia, Líbano e Turquia. Essa dieta é considerada uma das melhores para a saúde do coração e é rica em oleaginosas, frutas, hortaliças, cereais, peixes, leite e seus derivados, leguminosas, vinho e azeite de oliva. Nesse tipo de alimentação, as carnes vermelhas são pouco consumidas, assim como gorduras de origem animal, doces, produtos industrializados e alimentos ricos em açúcar e gordura. O TudoGostoso já falou sobre alguns alimentos que são parte da dieta mediterrânea. Confira as matérias que falam sobre os benefícios das oleaginosas para a saúde, benefícios dos peixes para a saúde, 5 frutas ricas em vitamina C e benefícios do leite para a saúde.

Vamos falar mais sobre os principais alimentos da dieta mediterrânea. Confira!

Os peixes são muitos consumidos na dieta mediterrânea.

Peixes

Os peixes são muito consumidos na dieta mediterrânea: até quatro vezes na semana. Os peixes que vivem em águas mais profundas, como o salmão, são boas fontes de ômega-3, um tipo de gordura boa para o coração, que ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim e triglicerídios.

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Oleaginosas

As oleginosas, como as castanhas, nozes e amêndoas, também tem ômega-3 e outras gorduras boas para o organismo. Elas também são ricas em vitamina E, que ajuda a proteger o cérebro, ajuda na cicatrização da pele, tem efeito antioxidante e tem propriedade anti-inflamatória. Além disso, as oleaginosas ajudam a promover a sensação de saciedade, o que é essencial: quando nos sentimos satisfeitos, não exageramos nas refeições nem ficamos “beliscando” toda.

Laticínios

Os mais consumidos por quem segue esse plano de alimentação são os iogurtes naturais e os queijos, boas fontes de cálcio, muito importante para a saúde dos ossos. Ainda não sabe fazer iogurte caseiro? Confira: como fazer iogurte natural caseiro.

Vinho tinto

Sim! O vinho é um importante componente da dieta mediterrânea. Mas ele é consumido com moderação: apenas uma taça por dia é o suficiente para que as pessoas que os consomem sejam beneficiadas pelos antioxidantes presentes nele. O vinho tinto é rico em substâncias que ajudam a manter o coração saudável.

Frutas e vegetais

Nem precisamos falar muito sobre a importância desses alimentos para a saúde, né? Principais fornecedores de nutrientes, eles são muito consumidos por quem segue a dieta mediterrânea. O tomate é bastante apreciado em saladas e também em molhos. As saladas verdes estão sempre presentes nos almoços e nos jantares. Adora salada, mas cansou de comer alface? Confira 5 receitas de saladas saborosas.

Azeite de oliva

O azeite é amplamente utilizado nos pratos da dieta mediterrânea. O azeite é rico em substâncias que ajudam a diminuir o colesterol ruim e ajuda a aumentar o colesterol bom. Quer saber mais sobre esse ingrediente? Confira os benefícios do azeite para a saúde.

Dica: antes de começar a seguir qualquer plano alimentar, é importante procurar um nutricionista ou médico, hein?! Saúde em primeiro lugar!

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