O que as crianças aprendem cozinhando

Cozinhar é uma atividade que, com segurança, pode desenvolver algumas habilidades das crianças. Então, pegue nossas dicas e leve a criançada para preparar seu próprio lanche!

As crianças aprendem cozinhando

As crianças podem aprender muitas lições na cozinha!

Muito se diz sobre a combinação crianças + cozinha, e o assunto sempre acaba em segurança. Pais, professores e familiares se preocupam em manter as crianças afastadas de qualquer atividade culinária sob o argumento de que o ambiente de cozinha apresenta grandes riscos de acidentes — o que é uma grande verdade. No entanto, algumas medidas podem reduzir essas ameaças, e o TudoGostoso tem uma lista com 10 dicas para evitar acidentes na cozinha.

Depois de certificar-se de que todas as medidas de segurança foram tomadas, é hora de envolver os pequenos nas atividades culinárias para despertar a paixão deles por esse mundo — se precisar, você pode dar uma olhada no tipo de atividade certo para cada faixa etária. E para os pais das crianças com mais de 10 anos, nós também temos dicas de como tornar a cozinha mais divertida e cheia de informações!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
As crianças aprendem muito enquanto cozinham com os pais.

Matemática, leitura, organização e trabalho em equipe são algumas das habilidades desenvolvidas na cozinha.

As crianças podem se desenvolver muito na cozinha

Apresentar a cozinha à criançada, se feito de forma correta, pode oferecer uma série de vantagens para elas nos campos cognitivo (desenvolvimento mental), motor (desenvolvimento físico) e de saúde. Vamos dar uma olhada nas áreas beneficiadas.

As crianças passam a entender mais sobre matemática. Seja dividindo ingredientes ou separando 1/4 de xícara de leite, as crianças aperfeiçoarão os conhecimentos sobre números, quantidades, unidades de medida, fração etc.

Além disso, tornam-se pessoas mais organizadas. Ao separar ingredientes e utensílios em ordem de utilização, as crianças levarão lições valiosas sobre organização para toda a vida.

Os pequenos melhoram suas habilidades de leitura. É isso mesmo! Ao ler receitas ou informações sobre os pratos que serão preparados, as habilidades de leitura das crianças são desenvolvidas. Além disso, é possível aprender novas palavras e aumentar bastante o vocabulário!

Cozinhar gera cultura. Imagina só o que um belo papo sobre os pratos típicos do Brasil pode gerar de conhecimento para seu filho!

A cozinha ensina trabalho em equipe. Para cozinhar, uma criança não pode estar sozinha na cozinha, certo? Então, sendo com apenas uma pessoa ou com mais adultos e crianças, bom trabalho em equipe será sempre uma regra — que será levada para todas as áreas da vida!

E agora, a maior vantagem de todas: crianças, ao conhecerem o que comem, entendem a necessidade de se alimentar melhor. Sabendo o que é cada ingrediente e o papel de cada um, as crianças poderão escolher melhor o que comem, reduzindo a lista dos alimentos de que elas menos gostam. Explique, por exemplo, quais são os alimentos que fazem delas mais fortes e saudáveis e transforme-os em pratos bem divertidos para o café da manhã.

Café da manhã criativo para as crianças.

Esta é uma das opções do que pode ser feito com a ajuda da criançada.

Sabe de mais habilidades que a criançada aprende cozinhando ou opções de pratos fáceis para fazer com o auxílio delas? Então, compartilha com a gente!

Recomendadas
Pela Web