Conheça 6 tipos de mel

Sabia que existem diferentes tipos de mel? Venha conferir 6 deles e seus benefícios para a saúde!

Além de adoçar de forma deliciosa as receitas, o mel tem benefícios para a saúde. É um alimento naturalmente doce, com proteínas e sais mineiras. Para quem sofre de prisão de ventre, uma boa notícia: o mel pode te ajudar a se livrar desse problema tão incômodo. Além disso, ele ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico e serve para aliviar sintomas de gripes e resfriados, pois ajuda na eliminação do muco. Mas você sabia que existem vários tipos de mel? Não? O TudoGostoso está aqui para esclarecer isso. Os diferentes tipos de mel mudam de acordo com a planta de onde o néctar é extraído pelas abelhas, de acordo com o local da vegetação e também das espécies de abelha que os produzem. Eles podem ter sabor, cor e texturas diferentes. Vamos te mostrar 6 tipos de mel produzidos pela espécie de abelha Apis mellifera e por abelhas sem ferrão.

1) Mel de flor de eucalipto: tem cor escura e é muito utilizado como expectorante. Rico em minerais, é produzido no Brasil nas regiões Sudeste e Sul. Ajuda a aliviar sintomas de resfriados e sinusite e tem muitas vitaminas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Diferentes tipos de mel

 

2) Mel de flor de laranjeira: mais claro, tem aroma e coloração que agradam os consumidores brasileiros. É produzido nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Tem sabor levemente cítrico, podendo ser incluído em vários tipos de receitas. É bom para o funcionamento do intestino e também ajuda a combater a insônia.

3) Mel de cipó-uva: esse mel de coloração âmbar clara e sabor muito agradável. Ele é bom para a digestão e auxilia o organismo a reter magnésio.

4) Mel de uruçu: fabricado por abelhas nativas brasileiras sem ferrão. Esse mel é considerado de sabor sofisticado e tem propriedades medicinais. Ele tem um leve sabor de própolis e tem baixa acidez.

5) Mel jataí: produzido em todo o Brasil, é muito utilizado na cultura popular por suas propriedades medicinais. Ele ajuda as descongestionar as vias aéreas nasais, é bom para combater sintomas de gripes e resfriados e ajuda na imunidade. Ele tem cor clara e é levemente ácido.

6) Mel de borá: produzido na região Sudeste do Brasil, tem sabor levemente salgado. Ele combina com queijos e é muito utilizado na alta gastronomia.

Os tipos de mel são produzidos por diferentes espécies de abelhas e flores.

Se quiser conferir receitas que utilizam mel, veja costela de porco ao mel e sal grosso, medalhão de salmão ao molho de mostarda e mel, biscoito de aveia e mel, bolo pão de mel, bolo de mandioca e mel e muffin de mel. Tire aquele mel da despensa e faça uma das receitas do TudoGostoso! Conta para a gente como ficou, viu?

 

Recomendadas
Pela Web