Como fazer as crianças provarem novos alimentos: 4 dicas valiosas

Confira como fazer as crianças provarem novos alimentos: conheça 4 dicas valiosas e aplique-as para diversificar a alimentação do seu filho.

Fazer crianças experimentarem algo novo pode ser difícil. Muitas vezes, elas batem o pé e se recusam a provar coisas novas, principalmente legumes e frutas. Se você quer saber como fazer as crianças provarem novos alimentos sem fazer com que a hora da refeição seja um drama, veja 4 dicas valiosas selecionadas pelo blog do TudoGostoso a seguir:

Como fazer as crianças provarem novos alimentos

Confira como fazer as crianças provarem novos alimentos através de 4 dicas valiosas

Como fazer as crianças provarem novos alimentos: 4 dicas valiosas

Não associe recompensas a outras comidas

Oferecer uma comida de que a criança gosta para que ela coma algo novo reforça a ideia de que experimentar alimentos novos é uma obrigação para conseguir comer o que quer. Por isso, caso ofereça uma recompensa, procure outras saídas, como ir ao cinema ou chamar os amigos para brincar em casa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ofereça alimentos novos repetidas vezes

Muitas vezes, as crianças só estão desconfiadas dos alimentos novos. Elas não sabem como será o gosto e textura e isso faz com que elas optem pela zona segura de comer alimentos dos quais elas já gostam. A repetição faz com que ela se familiarize com o alimento até chegar ao momento de prová-lo. Não desista nas primeiras tentativas!

As crianças também são fortemente influenciadas pelos pais e pessoas que convivem com elas, portanto, dê o exemplo e consuma os alimentos que oferece. Não precisa apontar sempre que estiver comendo: deixar a criança ver você colocando o alimento no seu prato e oferecê-lo a ela já é uma maneira de influenciá-la. Você também pode colocar o alimento indesejado no prato em diversas ocasiões e, caso ela se recuse a comer, permita que deixe de lado, mas não o tire do prato.

Apresente os alimentos de maneiras variadas

Quando falamos de legumes, temos o hábito de pensar automaticamente em uma alimentação totalmente saudável e em dietas. Porém, quando o assunto é criança, o pensamento precisa ser um pouco diferente. A proposta de comer alimentos novos é que ela comece a ampliar sua alimentação. Dessa forma, você não precisa sempre oferecer alimentos como brócolis somente cozidos e preparados de modo totalmente saudável. Adicione um pouco de queijo, empane ou crie uma versão de receita com ele que a criança já consuma. Variar as formas de preparo será mais fácil que introduzir um alimento novo de forma tradicional.

Misture alimentos

Aproveite os alimentos que a criança já consome para introduzir novos. Um exemplo disso são as frutas: se seu filho adora melão, mamão e maçã mas não gosta de banana, faça uma salada de frutas com todas elas. Não precisa esconder a presença da banana na comida: deixe-os saber o que tem. Assim, ela se acostumará com o gosto e textura do alimento e futuramente será possível introduzi-lo na alimentação de maneiras mais variadas.

Recomendadas
Pela Web