Comer rápido demais faz mal?

É verdade que comer muito rápido faz mal? Saiba mais sobre esse assunto!

Comer rápido faz mal?

Mito ou verdade: saiba se comer rápido demais faz mal!

Ter bons hábitos alimentares é essencial para a saúde. O TudoGostoso já te deu algumas dicas sobre alimentação, como você pode ver em Dicas de como montar um prato saudável, Alimentação saudável: lista de compras para quem mora sozinho, 4 dicas para uma rotina alimentar muito mais saudável e 7 hábitos que prejudicam a alimentação saudável.

Com a correria do dia a dia, às vezes acabamos fazendo as nossas refeições em frente ao computador, em pé, no balcão da padaria… Ou seja: não prestamos muita atenção ao que estamos fazendo e cometemos um erro grave à saúde: comer rápido demais. Sim, esse hábito pode fazer muito mal à saúde. Quer saber o porquê? Confira a seguir!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por que é importante mastigar os alimentos

Mastigar os alimentos é mais importante do que você imagina, pois a digestão começa na boca. Comer muito rápido, mastigando pouco ou falando enquanto come pode prejudicar a digestão. Os alimentos devem ser bem mastigados para que mais enzimas digestivas grudem no bolo alimentar, o que vai facilitar a digestão.

Se você praticamente engole o alimento sem mastigá-lo bem, o estômago fica sobrecarregado, porque a comida chega nele quase inteiro. Além disso, comer sem mastigar os alimentos adequadamente pode te levar a ganhar uns quilinhos a mais. O cérebro demora cerca de 20 minutos para processar que o seu estômago está cheio. Se você simplesmente engole seu almoço, não se sentirá satisfeito e comerá mais, o que pode te levar a engordar.

Faça as suas refeições com calma: é bom para a digestão.

Coma devagar!

Os médicos dizem que o ideal é mastigar a comida 30 vezes antes de engoli-la. Também é importante fazer as refeições com calma, de preferência sem distrações: sem ficar olhando celular, sem estar lendo jornal ou revista ou conversando demais. Isso é importante para que você saiba quando está satisfeito e saiba a hora de parar de comer. Comer mastigando bem também fará com que a digestão corra bem, sem sobrecarregar o estômago.

Agora que você sabe a importância de mastigar bem a comida, que tal fazer deliciosos pratos e saboreá-los com calma? Confira as seguintes receitas do TudoGostoso: filé de peixe assado, bolo saudável da Lu, pão de queijo light, torta integral de atum, escondidinho de batata doce com frango e tabule.

Recomendadas
Pela Web