Azeite de oliva: por que ele é chamado de ouro líquido?

Confira benefícios que você nem sabia que o azeite traz para a saúde e que fazem esse óleo supersaudável ser chamado de ouro líquido

Ele está sempre presente na casa dos brasileiros ao mesmo tempo em que frequenta restaurantes requintados. É recomendado pelos nutricionistas e profissionais de saúde ao mesmo tempo em que não sai da mesa de quem gosta de comer bem. O azeite é uma unanimidade e são muitos os motivos que fazem esse produto ser chamado de “ouro líquido”. Confira aqui embaixo alguns deles.

benefícios do azeite

Confira os benefícios do azeite que fazem ele ser chamado de ouro líquido

Gordura do bem: o azeite é um produto completamente natural

Os poderes do azeite começam na forma como ele é feito. O azeite virgem é o único óleo comercial feito a partir de uma fruta e que não precisa de tratamento químico: é o puro sumo da azeitona, totalmente natural. “Não é incrível pensar que, mesmo após a revolução industrial e com o surgimento de diversos alimentos industrializados da era moderna, a fabricação do azeite de oliva extra virgem continua a mesma desde a antiguidade?”, diz a nutricionista Fabiane Veltrini.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Usar o azeite no dia a dia protege a saúde do coração

Por ser tão natural, o azeite de oliva é um daqueles alimentos que a gente pode ingerir sem medo de fazer mal, mas não é só isso: ele tem propriedades que são poderosas na proteção da nossa saúde. Desde a época de Hipócrates ele já era utilizado na medicina e as pesquisas recentes só comprovam as suas propriedades. Você sabia, por exemplo, que nas azeitonas é possível encontrar o ácido acetilsalicílico? Esse é o elemento básico da aspirina e, se pensarmos que são necessários 5kg de azeitonas para fazer 1L de azeite, veremos o quanto ele é um concentrado poderoso para o bem-estar.

Por ser uma ótima fonte de gorduras e ácidos monoinsaturados, o azeite é poderoso para ajudar a controlar o colesterol e reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. “O azeite de oliva extravirgem é rico em 70 a 80% de gordura monoinsaturada, responsável por baixar o colesterol ruim (LDL) e, em contrapartida, aumentar o bom colesterol (HDL). Também contém ômegas 6, 9 e ácido oleico, que auxiliam na absorção das vitaminas A, D, E e K, colaborando com o aumento da imunidade e evitam riscos de derrames e infartos.”, explica a nutricionista. Um alimento funcional completo, né?

Consumir azeite de oliva pode te ajudar a viver mais

O conselho de trocar qualquer gordura que você use para cozinhar pelo azeite é sábio e nós podemos provar. É que o alimento também é uma ótima fonte de antioxidantes como a vitamina E e a provitamina A. Esses antioxidantes ajudam a combater os famosos radicais livres, responsáveis pelo nosso processo de envelhecimento e até pelo surgimento de doenças como o câncer. Pesquisas comprovam, inclusive, que em uma ilha da Grécia chamada Icaria o costume dos habitantes de tomar um cálice de azeite em jejum contribui para as pessoas do lugar viverem em, média, mais de 100 anos. Apostamos que você não fazia ideia que esse parceiro tão comum da nossa culinário podia fazer tudo isso.

Vale Fértil lança linha de azeites para você viajar pelos sabores do planeta

Muita gente não sabe, mas azeite de oliva não é tudo igual. Dependendo da forma que ele é feito, da acidez e até do lugar onde as azeitonas são plantadas, cada azeite ganha uma qualidade e um gostinho diferente. Eles podem ter sabor amendoado, doce, amargo ou frutado. A Vale Fértil, especialista em azeitonas, está lançando uma linha com sabores globais que têm o poder de levar suas receitas para outro nível. Dá uma olhada no que você pode encontrar no mercado:

Azeite Extra Virgem Chileno: Sabor picante leve e levemente amargo;

Azeite Extra Virgem Argentino: Aroma intenso e sabor amargo e picante na boca;

Azeite Extra Virgem da Tunísia: Sabor ligeiramente suave e doce;

Azeite Extra Virgem Espanhol: Sabor intenso picante e amargo;

Óleo de Bagaço de Oliva: um blend de azeite virgem com azeite refinado de bagaço de oliva que é econômico e saudável;

Azeite de Oliva Tipo Único: um blend de azeite virgem com azeite refinado de oliva que é perfeito para cozinhar no dia a dia.

E aí, está convencido a adotar o azeite de oliva de uma vez no seu dia a dia e a experimentar uma dessas delícias?

Recomendadas
Pela Web