7 fatos sobre o amaranto e como introduzi-lo em sua alimentação

Quer conhecer um pouco mais sobre a importância do amaranto para nossa saúde? Confira nossa lista com os benefícios dessa sementinha e como inclui-la em sua alimentação!

A importância das sementes e dos grãos integrais em geral em nosso corpo são inúmeras! E hoje nós vamos falar um pouco sobre os diversos benefícios de uma semente que você já deve ter ouvido falar: o amaranto. Isso mesmo! Apesar de ser popularmente conhecido como grão, ele é na verdade uma sementinha. O amaranto possui uma grande quantidade de nutrientes, fibras, ferro, cálcio, fósforo… Pois é, não é à toa que esse alimento tem se destacado cada vez mais como um item muito utilizado por quem busca uma vida mais saudável!

shutterstock_216958459
Separamos os principais benefícios do amaranto para nossa saúde e algumas maneiras fáceis e gostosas de consumi-lo!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1 – Zero glúten
Ponto para o amaranto! Essa semente se tornou uma excelente opção para celíacos por ser um alimento 100% sem glúten! Ele também tem o benefício de ser facilmente digerido e é indicado para vegetarianos, pessoas muito ativas e até mesmo para lactantes.

2 – Benefícios para o coração
Essa pequena semente faz super bem ao coração. Isso por que o amaranto é riquíssimo em fitosteróis que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim, a diminuir as chances de desenvolvimento de aterosclerose, que pode nos levar a sofrer ataques cardíacos. O potássio presente no amaranto também dão um “up” na saúde do nosso coração através do relaxamento dos vasos sanguíneos. Por ser um vasodilatador, o potássio diminui a tensão das artérias, o que reduz e muito as chances de doenças cardíacas.

3 – Auxilia na perda de peso
Mais um benefício do amaranto para as nossas vidas! Ele nos ajuda na perda de peso por que é riquíssimo em fibras solúveis que quando entram em contato com o líquido natural do nosso estômago, forma uma espécia de esponja que dilata o órgão e traz uma sensação de saciedade. Além disso, as fibras presentes no amaranto ajudam no funcionamento do intestino.

4 – Cabelos sedosos com amaranto
Pois é, amigas! Vantagens para os nossos cabelos: tá tendo! Ele aumenta o brilho e a qualidade dos fios por conter lisina, um aminoácido essencial para a saúde dos nossos cabelos e que nosso corpo é incapaz de produzir. Ela deixa nossos cabelos impecáveis, muito mais fortes, saudáveis e reduz consideravelmente a perda de fios. Viu? São muitos motivos para introduzir essa semente na sua dieta!

5 – Saúde óssea
O amaranto ajuda a aumentar a produção de cálcio, que é parte essencial dos nossos ossos e precisa estar sempre bem regulado em nosso organismo. Essa semente também possui duas vezes mais teor de cálcio do leite, o que o torna importantíssimo para nossa saúde óssea. A alta concentração de cálcio ajuda a prevenir o aparecimento da osteoporose e retardar outras doenças ligadas aos nossos ossos. Aposte nessa sementinha!

6 – Como consumir o amaranto?
O amaranto é uma semente super versátil e pode ser consumida de diversas maneiras! Ele pode ser cozido até chegar no ponto semelhante ao do arroz, pode ser consumido com saladas, em sopas, iogurtes, vitaminas, sucos e pode até mesmo ser preparado como pipoca! Coloque uma colher de sopa de amaranto em uma frigideira, tampe e leve ao fogo até estourarem. Coloque um salzinho e está pronto! Fica delicioso!

7 – Cuidado com o excesso!
Você com certeza já ouviu falar que tudo que consumimos em excesso pode não fazer bem à nossa saúde! Pois é, o mesmo se aplica ao amaranto. Por ser riquíssimo em proteínas, consumi-lo em grandes quantidades ao longo do tempo pode sobrecarregar órgãos como rins e fígado. Ele também conta com carboidratos que quando consumidos em excesso, podem gerar aumento de peso.

Recomendadas
Pela Web