Alcaçuz: para que serve e benefícios para a saúde

Já ouviu falar no alcaçuz? Ele é uma planta que tem diversos benefícios para a saúde, como aliviar a tosse. Venha saber mais sobre ele no TudoGostoso!

Já ouviu falar no alcaçuz? Seu nome científico é Glycyrrhiza glabra e a sua parte mais utilizada é a raiz. Ele é uma planta bem adocicada, conhecida há mais de três mil anos na Europa e na Ásia. Durante o Renascimento, ele era conhecido como um “medicamento doce”. Quer saber mais sobre essa planta? Confira a seguir os benefícios do alcaçuz para a saúde!

Raízes de alcaçuz

Raízes de alcaçuz

Benefícios do alcaçuz para a saúde

A raiz dessa planta tem uma substância chamada glicirrizina, que ajuda a aliviar a tosse. A glicirrizina também tem ação anti-inflamatória e ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue. O alcaçuz também tem outras propriedades, como ser laxativo (ajuda o intestino a funcionar) e anti-histamínico. A histamina é um mediador químico secretado pelo organismo, principalmente no caso de reações alérgicas. Um anti-histamínico serve para combater os sintomas de alergia, como coceira, coriza e espirros. A raiz do alcaçuz também serve para melhorar o funcionamento das glândulas suprarrenais, rins e fígado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Plantação de alcaçuz

Plantação de alcaçuz

Utilização do alcaçuz

Essa planta é utilizada na culinária (nos Estados Unidos, são famosas as balas de alcaçuz), na indústria cosmética e até na produção de cerveja! Ele também é usado como aromatizante e seu consumo é muito comum na forma de chá. Ele é considerado um fitoterápico e, portanto, um médico deve prescrevê-lo de acordo com a sua necessidade. O chá é feito da seguinte maneira: para cada litro de água quente, misture 2 colheres (sopa) de raízes da planta. Deixe abafado por 15 minutos, coa e beba.

Balas de alcaçuz

Balas de alcaçuz

Veja também:

5 plantas medicinais e seus benefícios para a saúde: confira

Os benefícios do chá-verde em 2 receitas maravilhosas

Anis-estrelado: veja os benefícios para a saúde e receitas

Cravo: onde usar a especiaria e benefícios para a saúde

Recomendadas
Pela Web