Ágar-ágar: o que é e onde usar

Já ouviu falar no ágar-ágar? Confira o que é e em quais receitas você pode utilizá-lo!

Ágar-ágar“: nome diferente, não? Se você não sabe do que se trata, o TudoGostoso está aqui para te ajudar! O ágar-ágar é uma substância que alguns gêneros de algas marinhas vermelhas possuem. Ele é comercializado em pó, tem sabor neutro e é utilizado em receitas para substituir a gelatina de origem animal, aquela tradicional que encontramos nos mercados.

Ágar-ágar em pó

Ágar-ágar em pó

Propriedades do ágar-ágar

A substância é rica em sais minerais e em fibras. Além disso, ela estimula a síntese de colágeno no nosso organismo e é rica em vitaminas A, C, D e em minerais como magnésio, cálcio, iodo e selênio. Por conter fibras, ela ajuda a regularizar o funcionamento do intestino e também é bom para a saciedade, além de ter poucas calorias.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Ágar-ágar sendo colocado em uma panela com água no fogo

Ágar-ágar sendo colocado em uma panela com água no fogo

Onde usar o ágar-ágar

Esse ingrediente pode ser usado nas suas receitas para substituir a gelatina de origem animal. Ela tem uma maior capacidade de gelificar do que a gelatina comum e não derrete em temperatura ambiente. Ele deve ser fervido com água ou outro líquido para ganhar viscosidade e você vai ver que o seu prato vai ficar firme em menos de meia hora. Dica na hora da compra do ágar-ágar: prefira os de coloração branca e uniforme. Os que tem uma cor amarelada ou acinzentada podem ser menos concentrados e talvez não produzam um resultado próximo da gelatina. Para fazer uma gelatina colorida sem produtos de origem animal, veja a seguir os ingredientes e modo de preparo:

Ingrediente da gelatina caseira vegetal

1 xícara de suco de fruta natural de sua preferência (adoçado ou não)
1 colher (chá) de ágar-ágar em pó

Gelatina de abacaxi com pedaços da fruta

Gelatina de abacaxi com pedaços da fruta

Modo de preparo

Coloque o suco em uma panela e adicione o ágar-ágar.
Leve ao fogo, mexendo bem, até ferver.
Coloque numa xícara ou taça e espere esfriar. Não é necessário colocar na geladeira.

Você encontra esse ingrediente para comprar em lojas de produtos naturais físicas e também online. Confira no TudoGostoso outras receitas com esse ingrediente: pizza sem glúten e sem lactose, tortelete de frutas e castanhas, geleia de morango orgânica, bala de goma, torta de ricota e goiaba e outras.

Gelatina de morango com chantili

Gelatina de morango com chantili

 

Recomendadas
Pela Web