5 plantas medicinais e seus benefícios para a saúde: confira

Quer saber mais sobre a arnica, a camomila, o capim-limão, o louro e o manjericão? Confira mais sobre essas 5 plantas medicinais e seus benefícios para a saúde!

O uso de plantas medicinais sempre foi uma prática do ser humano: quem nunca recorreu àquele chazinho para se livrar de algum sintoma chato, como enjoo e má digestão? No entanto, é importante conhecê-las bem para saber como utilizá-las. Por isso, venha saber mais sobre 5 plantas medicinais e seus benefícios para a saúde!

Plantação de arnica

Plantação de arnica

Arnica

Você já deve ter utilizado ou conhece a pomada de arnica: ela serve para tratar os hematomas que aparecem na pele após uma contusão. Ela ajuda nesse sentido porque tem uma substância chamada quercetina, que aumenta a resistência dos vasos sanguíneos e a irrigação do sangue. Outra substância, a inolina, ajuda a aliviar a dor. Vale lembrar que a tintura da arnica não deve ser ingerida e também não deve ser aplicada em feridas abertas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Flores de camomila em xícara de água

Flores de camomila em xícara de água

Camomila

Essa planta é muito utilizada na forma de chá: ela tem propriedades calmantes e digestivas. Possui um óleo essencial com propriedades anti-inflamatórias e também é usada na indústria cosmética para a produção de perfumes, sabonetes e xampus. Para fazer o chá de camomila, use 1 litro de água e 6 colheres (sopa) de flores frescas. Está sentindo aqueles gases desagradáveis? Toma uma xícara de chá de camomila!

Folhas de louro

Folhas de louro

Louro

Achou que o louro fosse só para colocar no feijão? Seu chá é utilizado como diurético e também para aliviar cólicas, dores no estômago e eliminar gases. O óleo essencial presente nas folhas também é eficaz para tratar dores musculares e artrite. Faça o chá da seguinte forma: coloque água quente em uma xícara de chá e adicione uma colher de sobremesa de folhas de louro picadas. Deixe abafado por cerca de 10 minutos e coe.

Capim-limão

Capim-limão

Capim-limão

Na culinária tailandesa, o capim-limão, essa erva de cheiro delicioso, é utilizada como tempero para as receitas. Por aqui, ele é muito usado na forma de chá, para aliviar os sintomas de problemas gastrointestinais. Está sofrendo com gases? Faça um chá de capim-limão: em uma xícara com água quente, coloque 1 colher (sopa) de folhas frescas. Você pode adoçar, se quiser, com mel. Ele também fica uma delícia com algumas gotas de limão.

Manjericão

Manjericão

 

Manjericão

Para fechar com chave de ouro a nossa lista com 5 plantas medicinais, temos o manjericão! Conhecido por seu aroma delicioso, ele ajuda na eliminação de gases, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e também age como um digestivo. Ele pode ser encontrado na forma de pomadas, tinturas, cremes e seu uso é muito comum na culinária, em receitas como arroz integral com lentilha e manjericão, macarrão com manjericão, tempero de manjericão e salpicão de frango.

Lembre-se: se você tiver algum mal-estar ou sintoma persistente, procure um médico!

Recomendadas
Pela Web