13 alimentos ricos em água para manter o corpo hidratado

Sabia que cenoura, couve-flor e pêssego são alimentos ricos em água? Confira outras opções para incluir na dieta e manter o corpo hidratado!

Manter o corpo hidratado é fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo. No inverno, a atenção precisa ser redobrada, já que o clima fica mais seco. Nessas horas, os alimentos ricos em água podem dar uma forcinha extra para manter o corpo hidratado e saudável.

É importante frisar que nenhum alimento é capaz de substituir o papel da própria água, então capriche no consumo, ok? No entanto, incorporar à dieta alimentos que ajudam a hidratar é uma maneira de evitar problemas como pele seca, dores de cabeça, prisão de ventre, entre vários outros malefícios que a desidratação pode causar. Melhor se prevenir, né?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Abaixo, reunimos 13 alimentos muito ricos em água para você apostar sem medo. Veja quais são!

Alface, cenoura e pepino, por exemplo, contém mais de 90% de água em sua composição

Por que é importante manter o corpo hidratado?

Que a água é fundamental para ter um corpo saudável você já sabe, mas qual o real papel da água no nosso organismo? Ela está presente em todas as reações químicas e é a responsável por garantir o bom funcionamento metabólico. Basicamente, tudo depende da água: respiração, circulação, digestão e a saúde das células no geral.

Quem se mantém hidratado garante diversos benefícios, como força nos músculos, bom raciocínio, circulação sanguínea normal, rins saudáveis, pele bonita e pulmões limpos, já que a água viabiliza o transporte correto de oxigênio.

O que é bom comer para hidratar o corpo?

Além de manter um bom consumo de água por dia, também é bacana caprichar nos alimentos ricos em água. Abaixo, reunimos opções com composição superior a 80% de água. Confira!

Pepino

Sabia que 96% do pepino é composto por água? Além de hidratante, ele tem pouquíssimas calorias, cerca de 17 kcal por 100g. Ainda é rico em potássio, fibras e vitamina C, que ajudam a controlar a hipertensão, garantem bom funcionamento do intestino e auxiliam a aumentar a imunidade — respectivamente.

Para aproveitar todos os benefícios, o ideal é consumi-lo em saladas ou puro mesmo. Nossa sugestão é o sunomono, uma salada japonesa deliciosa.

Cenoura

Já sabia que 90% da cenoura é água? Essa informação pode surpreender, já que ela é mais rígida e crocante, mas ainda sim é excelente para hidratar o corpo. Ela também tem propriedades antiflamatórias, graças à vitamina C, vitaminas do complexo B e magnésio.

A cenoura também é rica em antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças cardíacas e até o câncer. Que tal experimentar este suco de cenoura com limão?

Tomate

Não importa se é fruta ou verdura, o tomate é uma delícia, além de muito hidratante. Contém 98% de água e apenas 20kcal em 100g. Ele também é ótimo para prevenir doenças e dar um up no sistema imunológico por conter potássio, fósforo, vitamina C e vitamina. Nossa sugestão é essa salada de tomate cereja, queijo e maçã. Delícia, em!

Melancia

Melancia e morango são ricos em água

Mais um jeito delicioso de manter o corpo hidratado. A melancia tem 92% de água e também conta com inúmeros nutrientes benéficos para o organismo, como cálcio, ferro e fósforo, além das vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A, que previnem infecções, combatem radicais livres, garantem uma pele bonita e protegem a visão. Esse suco de melancia e chia é refrescante e saudável!

Morango

Versáteis e refrescantes, os morangos são 91% água e vão bem na sobremesa ou em uma salada agridoce. Também são ricos em antioxidantes, principalmente flavonóides que são substâncias químicas que ajudam a manter o cérebro saudável e ativo. O morango também tem fisetina, um nutriente muito importante para a memória. Esse merengue de morango é uma excelente pedida!

Abobrinha

A abobrinha é 95% água e é excelente para controlar e até aumentar o colesterol bom. Além disso, é rica em antioxidantes que protegem as células contra danos. Experimente essa receita de abobrinha refogada, que é muito saborosa!

Couve-flor

Sabia que a couve-flor é 92% água? Esse é um alimento hidratante não tão óbvio e que ainda ajuda a diminuir o colesterol ruim e a prevenir o câncer, graças à vitamina C, vitamina K e outros nutrientes importantes. Para manter seus benefícios é preferível comer assada em vez de cozida. Que tal preparar essa couve-flor ao forno com creme de milho?

Repolho

O repolho também é riquíssimo em água: 93%. Além de ser rico em potássio e ter poucas calorias, apenas 15 kcal em 100g, o repolho é bastante versátil e combina com várias receitas deliciosas. Dá para fazer charuto de repolho ou repolho com ovos escondidos, por exemplo.

Abacaxi

Abacaxi é uma fruta deliciosa, não acha?  Além de refrescante, é muito hidratante, com 87% de água. E tem mais: o abacaxi é um ótimo aliado da digestão, graças à bromelina. Que tal experimentar essa delícia de abacaxi hoje?

Alface

Você já imaginava que uma simples saladinha de entrada tinha a capacidade de contribuir tanto para a nossa hidratação corporal? O alface é composto por 96% de água, além de ser fonte de fibra, vitaminas A e K. Experimente esse rolinho de alface!

Espinafre

Além de ser conhecido como a verdura que dá força nos desenhos animados, o espinafre tem bastante água, cerca de 92%. Além disso, é rico em cálcio, nutriente que realmente garante ossos fortes. Dá para comer cru ou cozido, como nesse suflê de espinafre delicioso.

Pêssego

Gostosinho, deixa a pele mais bonita, dá um up na imunidade e ainda ajuda a regular o intestino, sabia? O pêssego, além de todas essas vantagens, tem 89% de água! Vale comer puro no dia a dia ou preparar uma bela receita, como pavê de pêssego.

Laranja

Além de fibras e antioxidantes, a laranja é rica em água: são 89%. A fruta também ajuda a dar mais saciedade e é rica em vitamina C, que contribui para dar um up na imunidade e espantar doenças, como o resfriado. Que tal um suco de laranja com morango para se hidratar de uma forma deliciosa?

Ver mais:

Como plantar temperos em casa: um guia para ter alecrim, manjericão, hortelã e outras ervas frescas todos os dias

Como fazer chá: dicas e métodos de preparo para aproveitar no inverno

Alimentos da safra de inverno: aposte em frutas e legumes da época para economizar com muito sabor

Recomendadas
Pela Web