10 curiosidades sobre o café: confira no TudoGostoso

Descubra 10 curiosidades sobre o café que você nem imaginava!

O café é uma das bebidas favoritas dos brasileiros! Não é a toa que temos uma refeição chamada café da manhã, não é mesmo? Mas, por aqui, qualquer hora é hora de tomar aquele cafezinho, de manhã ou de tarde. Além disso, o café também se tornou o ingrediente indispensável no preparo de diversas sobremesas como bolo de chocolate com café, tiramisu, pavê de café e muito mais. Mas será que você sabe tudo sobre esse grão? Hoje o TudoGostoso vai contar 10 curiosidades sobre o café que irão te deixar de queixo caído! Confira!

curiosidades sobre o café

Pessoa segurando grãos de café

10 curiosidades sobre o café

1) O café é a segunda bebida mais consumida no mundo inteiro! Isso mesmo! Ele só perde para a água.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2) O Brasil é o maior produtor de café do mundo! Junto com ele no top 10 temos Vietnã, Colômbia, Indonésia, Etiópia, Índia, Honduras, México, Uganda e Guatemala.

3) Mas se engana quem pensa que o café surgiu no Brasil. Na verdade, o café surgiu na Etiópia, o quinto país que mais produz café no mundo.

4) Existem dois tipos de café: o arábica e o canéfora. O arábica é o café mais tradicional, que representa a maior parte da produção mundial de café. Ele também é mais delicado e mais agradável ao paladar. Já o canéfora é o café usado para fazer café instantâneo. Ele possui um sabor um pouco mais forte, além de ser mais resistente que o tipo arábica.

5) Ele também ficou conhecido na Europa como vinho árabeAcontece que quando os europeus tiveram o primeiro contato com a bebida árabe ela se chamava vinho de grão (Qahwat-al-bun) em árabe. Foi só depois que eles mudaram o nome para kahveh, que recebeu a tradução de café.

descubra 10 curiosidades sobre o café

Mulher segurando xícara de café

6) Apesar de não ser uma bebida europeia, o primeiro estabelecimento dedicado ao café abriu na Inglaterra em 1652: as famosas cafeterias.

7) Na Turquia, a cultura do café era algo tão sério que foi incluído na legislação uma cláusula que permitia que as esposas pedissem o divórcio se os maridos não fornecessem uma certa cota do produto.

8) No Brasil, o famoso café com leite com pão na chapa é um clássico do café da manhã. No entanto, no início da produção do café, era considerado rico quem podia se dar ao luxo de tomar café da manhã dessa forma. Isso porque o trigo e a manteiga tinham um preço superelevado.

9) Sabia que existem pessoas dedicadas à adivinhar o futuro através das borras de café? Pois, é, acredita! Essa prática se chama cafeomancia e teve origem na França.

10) O último item da lista de 10 curiosidades sobre o café se trata de uma prática solidária. Há algumas décadas, Nápoles começou a tradição em que os cidadãos pagam cafés para futuros clientes que não poderiam pagar pela bebida. Apesar da prática ter começado na Itália, atualmente ela já se espalhou para diversos lugares do mundo.

10 curiosidades sobre o café

Café

Recomendadas
Pela Web