Você nunca mais vai jogar cascas de alho e cebola fora depois de aprender essa dica

As cascas de alho e cebola podem virar um tempero delicioso e rico em antioxidantes. Aprenda a fazer e transforme o sabor dos seus pratos!

Para preparar uma comida bem temperada e gostosa, cebola e alho são essenciais, não acha? Normalmente, usamos a polpa desses vegetais e descartamos o restante, que parece não servir para mais nada. Grande engano! As cascas de alho e cebola podem ser usadas de uma maneira incrível para fazer sal temperado, que dá ainda mais sabor aos pratos.

Além de deliciosa, essa receita é uma forma de aproveitar os alimentos integralmente, evitando o desperdício, e ainda se beneficiar dos nutrientes da casca de cebola e alho. Quer aprender a fazer? O sal temperado fica pronto em poucos minutos e leva apenas três ingredientes. Veja o passo a passo!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cascas de alho e cebola não precisam ir para o lixo

Como fazer sal temperado usando cascas de alho e cebola

Ficou curioso para descobrir como o sal temperado é feito? Você só vai precisar de cascas de cebola, cascas de alho e sal grosso. Para otimizar o preparo, você pode ir juntando as cascas à medida que vai cozinhando. Elas resistem bem em temperatura ambiente ou podem ser guardadas na geladeira também. Quando tiver uma boa quantidade de cascas, siga a receita.

Comece colocando as cascas em uma forma de alumínio que vá ao forno. Precisamos desidratá-las no forno para que se misturem ao sal corretamente. Para melhor controle da receita, prefira usar o forno em temperatura baixa. E tome cuidado, se as cascas ficarem torradinhas demais, o sal pode ficar com gosto de queimado.

O tempo de cocção varia conforme cada eletrodoméstico, assim como a quantidade de cascas usadas. Use fogo baixo, deixe cinco minutos e cheque a consistência das cascas. O ponto que queremos é quando elas ficam sequinhas e quebrando facilmente, mas sem dourar demais. Quando estiver desse jeito, retire do forno.

Depois é só bater no processador junto com sal grosso, uma colher de sopa já é o bastante, mas você pode adaptar conforme seu gosto e quantidade utilizada de cascas de alho e cebola. O sal, além de salgar, ajuda a conservar as cascas por mais tempo.

Prontinho, sal temperado pronto para o uso! Esse tempero é muito versátil e pode ser usado em todos os preparos, desde receitas básicas, como arroz e feijão, até pratos mais elaborados. Guarde normalmente em potinhos para tempero em temperatura ambiente e vá usando no dia a dia.

Conheça os benefícios da casca de alho e cebola

Como dissemos, o sal temperado é ótimo para dar uma bossa na comida e ainda ajuda a evitar o desperdício. Mas além disso, as cascas de alho e cebola contém propriedades interessantes para a saúde. É claro que para consumi-las é importante higienizar muito bem e, no caso da cebola, descartar a camada mais externa. Se for possível, também é preferível utilizar os vegetais orgânicos para um melhor aproveitamento dos nutrientes.

A casca de cebola, por exemplo, é riquíssima em antioxidantes, faz bem para a pele e contém alto índice de quercetina, um flavanoide com ação anti-inflamatória. A casca de alho também é rica em antioxidantes, principalmente zinco e selênio, que auxiliam no combate a diabetes e diminuem os risco de doenças cardíacas. Já sabia desses benefícios?

Receitas que combinam com sal temperado

Sal temperado com cascas de alho e cebola combina com maioria dos pratos

O sal temperado feito com cascas de alho e cebola é superversátil e pode ser usado nas suas receitas favoritas. E para te inspirar, reunimos alguns pratos que combinam muito bem com esse tempero especial. Veja as opções:

Salada de berinjela

O sal de alho e cebola vai dar um toque muito especial a essa salada de berinjelas, feita com cebola, alho, orégano, pimentão, azeite, shoyu, limão, sal e pimenta. Parece incrível, não é? Experimente na sua casa!

Omelete recheado especial

A omelete é uma receita rápida, fácil e deliciosa, que pode ser feita com o recheio que preferir. Nossa sugestão é de tomate seco, mussarela de búfala e bacon em cubos com o toque de sal temperado. Fica delicioso!

Amendoim torrado

Amendoim é um aperitivo delicioso. Apenas sal já deixa o amendoim torrado irresistível, mas o sal temperado é de outro nível! Se você já provou amendoim industrializado de cebola e alho, já pode fazer a versão caseira com essa receita.

Pipoca salgada

Uma pipoquinha caseira é tudo de bom. E se quiser dar um gostinho a mais nela, basta usar o sal temperado com cascas de alho e cebola. Fica incrível!

Veja mais:

Sal cítrico: transforme a casca de frutas em um tempero surpreendente

SOS dos temperos: o que todo cozinheiro iniciante deve ter em casa

Truque para descascar alho em poucos segundos: testado e aprovado pelo TudoGostoso!

Recomendadas
Pela Web