Você é capaz de fazer um bolo sem receita? Descubra com o TudoGostoso!

Não pense que fazer bolo sem receita é uma exclusividade das mães e avós. TudoGostoso explica como é possível preparar essa delícia apenas entendendo as proporções corretas e ingredientes essenciais. Veja!

O cheiro de bolo exala pela casa, você entra na cozinha e lá está ele, dentro do forno, recém-preparado pela mãe ou avó. Anos depois, você quer reproduzir a mesma iguaria na sua casa e pede a receita. Como resposta ouve: “faço tudo no olho”. Como assim?! Se você também fica em choque sempre que ouve que fazem bolo sem receita, esse artigo é para você.

Às vezes parece mágica ou até um conhecimento inalcançável, mas fazer bolo sem receita é mais simples do que parece e trata-se apenas de um jogo de proporções. Depois que você aprende a relação entre as quantidades de cada ingrediente, fica fácil preparar o bolo do tamanho que quiser, usando qualquer medidor ou até nenhum. Parece confuso? Vem que o TudoGostoso te explica como fazer bolo sem receita!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Aprenda a fazer bolo sem receita com TudoGostoso

Quais os ingredientes básicos para fazer um bolo?

É claro que existem inúmeras receitas de bolos, com ingredientes diferentes. Mas para fazer um bolo simples para o café da tarde não é preciso de muito. A base para ter um bolo fofinho e gostoso consiste em farinha de trigo, gordura, açúcar, ovos, leite e fermento.

Se você tem todos esses itens na despensa, já dá para preparar um bolo quentinho hoje mesmo. Que tal?  Cada um desses itens tem uma função essencial dentro do preparo: a farinha junto do ovo são os responsáveis por dar estrutura à receita, aquela consistência esponjosa.

Já a gordura, que pode ser óleo, manteiga ou margarina, junto do leite, ajudam a dar umidade para o bolo. E ninguém quer um bolo seco, né? O açúcar, além de dar o sabor docinho, também interfere na textura e umidade da receita. Sabia disso? Aliás, cada tipo de açúcar agrega características diferentes ao preparo. Já o fermento, claro, ajuda o bolo a crescer e ficar fofinho. Delícia!

Como fazer um bolo sem receita?

Itens essenciais para fazer bolo simples são farinha, açúcar, leite, ovos e fermento

Como dissemos, fazer um bolo sem receita não é um bicho de sete cabeças. Mesmo que você não tenha experiência na cozinha é possível aprender o pulo do gato, que está nas proporções dos ingredientes básicos. Assim, fica fácil adaptar a receita para a quantidade que você quiser preparar. Confira a explicação abaixo:

Ingredientes secos

Quando estamos falando do bolo simples, os ingredientes secos da receita são a farinha e o açúcar. Aqui vai a regra importante: ambos precisam ter o mesmo peso na receita. Então se colocar 200g de farinha, tem que pôr 200g de açúcar.

Mas há uma pegadinha: se você mede os ingredientes do seu bolo em xícaras, a quantidade fica bem diferente. Isso porque o açúcar pesa praticamente o dobro da farinha de trigo. Logo, uma xícara de farinha de trigo não corresponde ao mesmo peso de uma xícara de açúcar. Deu para entender?

Anote a parte mais importante: a proporção em xícaras (ou copos) de farinha para açúcar é sempre de 2 para 1, já que o açúcar pesa o dobro. Logo, duas xícaras de farinha para uma xícara de açúcar. Ficou mais fácil, né?

Ingredientes úmidos

Agora falando dos ingredientes úmidos do bolo, temos a manteiga e os ovos. Como base para quantificar esses itens costumamos considerar a quantidade de açúcar. Se o seu bolo leva 200g de açúcar, devemos acrescentar a mesma quantidade de ovos e manteiga.

Normalmente, as receitas padrão de bolo levam até três  ovos e cerca de duas a quatro colheres de manteiga. Nesse caso, vale a pena pesar esses ingredientes e comparar com o peso do açúcar. Caso ainda não tenha alcançado a quantidade ideal, complete a receita com leite para dar umidade sem pesar demais.

Fermento

Chegou a vez do fermento, um dos ingredientes mais importantes para o bolo crescer, ficar fofinho e bonito. Lembre-se de que ele deve ser incorporado à receita só no final porque não pode ficar sendo misturado por muito tempo para não perder a eficácia.

Outro ponto importante é verificar a validade do seu fermento. Poucas pessoas têm esse hábito, mas um descuido pode fazer o seu bolo ficar solado. E não queremos isso, certo? Por fim, tenha em mente que a proporção ideal de fermento é de uma colher de chá para cada xícara de farinha.

Agora ficou mais simples perceber que quando nossas mães e avós fazem bolo sem receita é porque elas já têm de cabeça e de forma visual as proporções ideais para preparar seus bolos favoritos, né? Esse tipo de conhecimento se ganha praticando a culinária ao longo dos anos. Será que você já está pronto para fazer seu bolo sem receita também? Faça o teste!

Veja mais:

Aprenda como converter e medir ingredientes em gramas, líquidos, secos e mais!

O ovo está fresco, velho ou podre? Este truque vai te ajudar a descobrir!

Manteiga com sal ou manteiga sem sal faz diferença na receita? Saiba quando usar cada uma delas na culinária

Recomendadas
Pela Web