Vagem: dicas importantes para preparar essa leguminosa

Um bom preparo faz toda diferença! Vem conferir 4 métodos para deixar a vagem ainda mais suculenta, e seus pratos ainda mais saborosos.

Confira 4 métodos para fazer uma vagem extremamente saborosa!

A vagem, quando bem preparada, pode se tornar a própria estrela do prato!

Essa simpática leguminosa também faz parte da família do feijão, da lentilha e do grão-de-bico. Além de ser muito saborosa, ela também detém uma grande quantidade de nutrientes, como fibras e vitaminas B1 e B2.

Para intensificar ainda mais os benefícios da vagem para sua saúde, que tal fazer uma combinação entre cereal (trigo, arroz, milho) com alguma leguminosa? Isso porque essa união gera a proteína vegetal, muito importante para o pleno desenvolvimento das atividades do organismo. Além disso, a vagem pode se tornar uma delícia nutritiva quando inclusa no cardápio de vegetarianos ou veganos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Se você nunca experimentou vagem, ou até já chegou a comer, mas não gostou muito, vem conferir com a gente alguns métodos e dicas para deixar sua receita super saborosa, capaz de surpreender e encantar o paladar!

Quais vagens escolher no mercado?

Na hora das compras, procure comprar as vagens de boa qualidade que estejam inteiras, frescas, com a coloração verde sem manchas escuras de ferimentos ou sinais de estar murcha.

Vagens na qual você pode perceber que as sementes estão grandes demais também são um sinal de que a leguminosa está muito fibrosa e, por isso, menos saborosa. Por isso, dê preferência a vagens com sementes pequenas.

Como deixar a vagem ainda mais saborosa?

Aqui vai uma dica de ouro! Procure temperar a vagem quando ela ainda estiver bem quente, logo após prepará-la. Isso porque a alta temperatura vai permitir que o sabor dos temperos seja melhor absorvido.

E, como o TudoGostoso já havia recomendado, dê preferência a temperos naturais. Utilize o alho, pimenta-do-reino, salsinha, dentre tantos outros que irão deixar sua receita de tirar o chapéu. Além disso, invista também no azeite! Ele irá dar um toque todo especial a vagem.

Combine a vagem cozida com outros ingredientes e faça pratos atraentes e nutritivos

Pratos lindos e cheios de sabor: faça combinações deliciosas entre a vagem cozida e outros ingredientes.

Métodos de preparo da vagem

Vagem cozida ao modo clássico

– Primeiramente, lave bem as vagens e corte as suas pontas.

– Em seguida, encha uma panela com água com uma quantidade suficiente para cobrir as vagens.

– Assim que a água ferver, adicione as vagens.

– Quando a água ferver novamente, abaixe o fogo e deixe as vagens cozinhando por cerca de 4 minutos. Ela ficará no ponto de estar macia, mas crocante ao mesmo tempo.

– Escorra a água e tempere com os temperos de sua preferência.

O famoso método de cozimento a vapor

Esse é um dos melhores métodos para manter os nutrientes presentes na vagem. Isso porque alguns alimentos, quando submetidos a altas temperaturas, acabam perdendo um pouco do seu valor nutricional.

– Assim como no passo anterior, limpe e corte as extremidades da vagem.

– Coloque água em uma panela, numa altura de cerca de dois dedos, e em seguida, deposite o cesto próprio para cozimento a vapor na panela. Após isso, tampe-a e aguarde ferver.

– Após a fervura da água, acrescente as vagens higienizadas no cesto. Em seguida, abaixe o fogo e tampe a panela novamente.

– Deixe a vagem cozinhar por cerca de 2 minutos. Seu resultado será uma consistência macia, mas ainda assim, crocante. Tempere e sirva em seguida.

Vagem refogada, vulgo, “al dente”

Esse método é recomendado para quem tem receio da vagem ficar mole demais. Quando refogado, o sabor acaba se intensificando, além do preparo ser mais rápido e você poder ter o controle sobre a textura da leguminosa.

– Lave a vagem e a fatie em rodelas.

– Em seguida, coloque um fio de azeite sobre a frigideira, e em fogo alto, adicione a vagem picada, deixando refogar por cerca de 1 minuto.

– Após isso, abaixe o fogo e deixe cozinhar coberto por pouco tempo, até adquirir uma consistência macia, mas crocante – nada de acrescentar água, hein?

– Tempere com alho e pimenta-do-reino, e sirva em seguida.

Micro-ondas no preparo da vagem

– Assim como nos métodos anteriores, faça a higienização das vagens e retire suas pontas.

– Em um recipiente próprio pra micro-ondas, coloque as vagens cortadas e adicione 2 colheres (sopa) de água. Em seguida, cubra o recipiente com papel filme, de forma com que o papel não encoste nas vagens.

– Após isso, coloque o recipiente no micro-ondas por cerca de 3 minutos, em potência alta.

– Em seguida, faça pequenos furos no papel filme para permitir que o vapor saia – mas com cuidado para evitar de se queimar com o vapor.

– Verifique a textura. e se estiver macia e ainda assim crocante, ela está pronta para ser temperada e servida.

Os métodos de cozimento garantem uma textura e sabor incríveis a vagem.

Uma vagem cozida e bem temperada é de dar água na boca!

Recomendadas
Pela Web