Utilidades do vinagre: 15 truques para usar no dia a dia

Confira as utilidades do vinagre e aprenda 15 truques para usar no dia a dia! Use-o para remover mau cheiro, limpar eletrodomésticos e mais!

O vinagre pode ser fabricado através de qualquer vegetal que tenha amido e açúcar, inclusive também a partir de bebidas como o vinho. Entre suas diversas utilidades, o vinagre é um ótimo removedor de gorduras e não deixa resíduos. Apesar do seu cheiro característico, ele rapidamente se dissipa, o que o torna um ótimo multiuso para a limpeza da casa. Confira a seguir as utilidades do vinagre e aprenda 15 truques para usar no dia a dia!

Utilidades do vinagre

Vinagre: veja 17 truques para usar no dia-a-dia

Utilidades do vinagre: 17 truques para usar no dia-a-dia

Limpar sujeiras de eletrodomésticos

Por ser um ótimo desengordurante, o vinagre é ideal para a limpeza de eletrodomésticos, especialmente da cozinha. É só dissolvê-lo em partes iguais com água. No caso das lavadoras de roupas e de louças, 2 copos dele podem ser adicionados durante um ciclo (com a máquina vazia) para fazer a limpeza.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Preservar as flores

Para fazer com que flores durem mais dias, adicione 2 colheres vinagre e açúcar a 1 litro de água morna e deposite no vaso. Elas vão ficar bonitas por mais tempo.

Eliminar manchas secas

Dois copos de água morna contendo 1 colher de detergente e 1 de vinagre podem fazer maravilhas na remoção de manchas como as de café e até mesmo vinho!

Desentupir canos

Faça uma mistura com 1/2 xícara de bicarbonato de sódio e sal refinado e 1 xícara de vinagre e despeje no ralo ou pia. Enquanto deixa agir, ferva água em uma leiteira ou similar e depois despeje no mesmo local.

Efeito antisséptico

Aplicar vinagre em locais afetados por fungos e bactérias é uma ótima maneira de evitar a proliferação, além de ser mais eficiente e seguro que o cloro. Esse truque pode ser usado em pequenos machucados, como arranhões, e até em unhas com fungos. Para eliminar o mau hálito, escove os dentes de uma a duas vezes por semana com uma solução de água com vinagre.

utilidades do vinagre limpeza

Vinagre e bicarbonato são a combinação perfeita para diversos tipos de limpeza.

Recuperar superfícies levemente arranhadas

Limpar óculos e CDs arranhados com vinagre com um pano macio pode minimizar essas marcas decorrentes do uso e dar um novo aspecto aos objetos.

Polir objetos cromados

Bicarbonato de sódio e vinagre são a dupla perfeita para restaurar o brilho dos objetos metálicos e eliminar a ferrugem, mas não aplique a mistura em superfícies de granito e mármore.

Combater ervas daninhas

Criar o hábito de pulverizar vinagre em ervas daninhas irá fazer com que essa vegetação desagradável suma do seu jardim gradativamente.

Limpar e desembaçar vidros, plásticos e espelhos

A solução de vinagre e água é ideal para a limpeza de superfícies como vidros, espelhos e plásticos. Caso eles estejam embaçados, use a clássica combinação de bicarbonato de sódio com vinagre e lave com água para que voltem ao que eram.

Aliviar dor de garganta

O gargarejo 3 vezes ao dia com 200 ml de água misturada com 1 colher (chá) de sal e 1 colher (sopa) de vinagre combate as inflamações e ajuda a soltar o muco alojado na garganta. Mas lembre: se os sintomas persistirem, procure um médico.

utilidades do vinagre

O vinagre também possui diversas utilidades que vão além da limpeza.

Amaciar roupas

Roupas macias e cheirosas e cores mais fortes é o resultado que 1 copo de vinagre pode proporcionar quando adicionado à máquina de lavar no enxágue final.

Remoção de cheiro

O vinagre, apesar de ter cheiro, neutraliza o mau odor de outras substâncias ao reagir com elas. Em poucos minutos, o cheiro do vinagre desaparecerá.

Amaciar carnes duras

Deixe a carne de molho em uma mistura de vinagre e azeite por cerca de 3 horas e ela ficará macia e pronta para o preparo!

Afastar as formigas e educar gatos

Uma maneira simples e rápida de evitar que os gatos arranhem ou ocupem alguns locais da casa: borrife vinagre nos locais em que eles não podem circular. Gatos, assim como formigas, evitam vinagre, por isso, esse truque também é útil para mantê-los fora do seu terreno.

Aliviar a coceira

Embeber o algodão em uma solução de água e vinagre pode aliviar a coceira causada por picadas de insetos. Aplique-o nas feridas e a coceira reduzirá bastante.

Recomendadas
Pela Web