5 utilidades da cebola: confira e se surpreenda

Muito mais do que temperar pratos: descubra a seguir 5 utilidades da cebola que irão te surpreender!

cebola é um daqueles ingredientes indispensáveis para um prato bem temperado! Cheia de benefícios, ela é um dos temperos mais utilizados para deixar as receitas saborosas. Mas seja no refogado, na salada ou como estrela da receita,  a cebola não decepciona! Mas você sabia que esse vegetal tem outras utilidades? Pois é, leitores! Surpreenda-se com 5 utilidades da cebola que irão fazer você amar ainda mais esse alimento:

Cebolas cortadas sobre uma tábua de madeira

Cebolas cortadas sobre uma tábua de madeira

Diferentes utilidades da cebola

Nada de arroz queimado por aqui

É de partir o coração quando alguma comida acaba queimando por um mísero descuido, né? Principalmente quando se trata do arroz! Mas nem tudo está perdido: para evitar o desperdício e reverter essa situação, basta cortar uma colocar a metade de uma cebola sobre o arroz queimado, com a parte cortada virada para os grãos. Você vai ver como a cebola irá absorver todo o gosto desagradável de queimado!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Bom pra garganta

Por conter propriedades anti-inflamatórias, a cebola é uma forte aliada quando o assunto for aliviar as dores de garganta. Sendo assim, nada melhor do que um chá de cebola pra te ajudar a acabar com esses sintomas, né? Para fazer o chá, basta adicionar colocar 1 xícara (chá) de água para ferver e, em seguida, adicionar 1 colher (sopa) de cebola picada, deixando ferver em fogo baixo por alguns minutos. Depois é só desligar o fogo, coar e servir com mel  ou açúcar mascavo.

Chá de de cebola ao lado de cebolas, mel e limão

Chá de de cebola ao lado de cebolas, mel e limão

Repelente natural

Essa utilidade pode ser um tanto ousada — mas eficaz. Não tem nenhum repelente por perto e não aguenta mais ser o alvo dos insetos? Então procure terem mãos pelo menos uma cebola! Esfregá-la pela pele pode ajudar a afastar os insetos inconvenientes (o único ponto não muito agradável é o aroma que a cebola pode deixar).

Metais tinindo

Que tal recorrer à cebola para deixar seus objetos de metal brilhantes de novo? E a receita é pra lá de fácil — e eficaz, leitores. Corte um pedaço da cebola já descascada e lavada, coloque-a em um recipiente e amasse-a junto com um pouco de água. Em seguida, basta esfregar a mistura sobre o metal com o auxílio de um pano seco e, logo após, passar pela região um outro pano limpo e seco. Fácil assim ter metais brilhantes de novo!

Grelhas da churrasqueira limpinhas

O maior campeonato de futebol do mundo já está aí — e nada melhor do que acompanhar os jogos com um bom churrasco, né? Mas você sabe como limpar a grelha da churrasqueira de forma eficaz após utilizá-la tanto? O TudoGostoso já te deu 3 dicas para limpar a grelha, e a 4ª dica fica por conta da cebola! Para isso, basta esfregar a cebola pela grelha (ou até mesmo pelo grill) com o auxílio de um pano ou um garfo. Simples assim!

Pedaços de cebola sobre um grill

Pedaços de cebola sobre um grill

Recomendadas
Pela Web