Motivos para voltar a usar o filtro de barro

Conheça os benefícios que ele pode trazer para a saúde da sua família e algumas curiosidades sobre essa forma tradicional de filtrar água!

O filtro de barro é uma invenção tipicamente brasileira que fez grande sucesso nas décadas de 70 e 80, trazendo água fresquinha e limpinha para as casas de muitos brasileiros! O tempo passou e o famoso filtro da vovó foi substituído por opções elétricas e mais modernas que, convenhamos, não chegam nem aos pés do tradicional, né?

 

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

agua_1
Separamos dicas de uso, curiosidades e alguns bons motivos para você substituir o seu filtro moderninho por essa relíquia que só tem vantagens!
Água limpinha
Se você acabou trocando seu filtro de barro por um feito de carvão ativado pela maior pressão da água, é melhor repensar essa ideia, viu? Essa pressão toda compromete e muito a filtragem da água. Já o nosso queridinho de barro tem uma potência mais fraca, que garante a filtragem quase que total (99%) de resíduos e parasitas na água. Viu? Sua avó está certa em manter essa belezinha até hoje em casa!

Água sempre fresquinha
Mais um ponto para o filtro da vovó. Além de manter a água longe de impurezas, ele também vai fornecer água sempre fresquinha. Isso por que a cerâmica do qual o filtro é feito é porosa e permeável. Isso faz com que a água entre nestes poros e evapore formando um resfriamento natural, o que diminui a temperatura da água em até 5 graus Celsius. Nem precisa colocar um gelinho pra água descer melhor, aposta no filtro de barro!

Atenção a higiene!
Já deu pra entender por que os filtros de barro estão voltando com tudo, né? São tantos benefícios nesse filtro “vintage” que dá vontade de largar tudo e comprar um agora! Mas, ó! Saiba que apesar de ser a melhor e mais eficaz opção para filtrar a água da sua casa, o filtro de barro precisa de cuidados na hora da limpeza para garantir a saúde e bem estar da sua família. Para manter a água sempre limpinha e fresca, faça a lavagem do filtro tanto na parte interna como externa utilizando somente água e uma esponja macia.

Limpeza da vela:
A vela do filtro deve ser trocada de seis em seis meses. Passado esse período, elas perdem consideravelmente seu poder de filtragem e podem até contaminar a água!
Você pode fazer a limpeza da vela a cada três meses somente com água e uma escova ou esponja bem macia. Nada de utilizar açúcar, sal, detergentes ou qualquer tipo de produto químico de limpeza nesse processo, viu? Eles podem alterar o sabor natural da sua água!

Economia de luz
Se você tem um filtro elétrico em casa, sabe bem que o danadinho consome bastante energia! O filtro de barro é tão seu aliado que não gasta nem um watt! É só colocar a água direto da torneira no filtro e pronto!

Recomendadas
Pela Web