Truques de micro-ondas: fritar bacon e outros 9 usos do eletrodoméstico

Sabia que seu forno micro-ondas faz muito mais do que esquentar comida? Ele pode servir como estufa para pães e ajudar a desidratar ervas e temperos

Nos dias de hoje, quase todo mundo tem forno micro-ondas em casa. E se ainda não tem, quer um com urgência. Não se pode negar, ele é uma verdadeira mão na roda na hora de esquentar a comida. E não só para isso, porque esse eletrodoméstico tem várias outras utilidades, que vão desde fritar bacon até higienizar esponjas e panos de pia. Aprenda esses e outros truques e otimize o uso de seu micro-ondas.

Mãos femininas abrindo um forno micro-ondas que conta com várias utilidades além das já conhecidas

O micro-ondas tem várias utilidades além das já conhecidas

Fazer chips de frutas e vegetais e aproveitar todo o suco do limão: truques para o uso do micro-ondas

Além de descongelar alguns pratos e fazer pipoca de saquinho, o forno micro-ondas pode ter outros usos. Quer descascar dentes de alho sem ter trabalho e ficar com cheiro nas mãos? É só colocá-los por 10 segundos em potência máxima no micro-ondas. Para quem adora chips de frutas e legumes, ele também é um ótimo aliado: as lascas fininhas ficam cozidas em 4 minutos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Otimize ainda mais o tempo na cozinha usando o micro-ondas para novas funções

1. Fazer chips de frutas e legumes

Corte a fruta ou legume escolhido em fatias bem finas e coloque-as bem espalhadas em cima de uma folha de papel-toalha. Coloque no micro-ondas por 2 minutos e depois vire-as por mais 2.

2. Fritar bacon

Distribua as fatias de bacon sobre uma folha de papel-toalha, cubra-a com outra e deixe no micro-ondas por 2 minutos, em potência alta. Caso ainda não esteja crocante, esquente por mais 20 segundos. Se o bacon ainda não estiver crocante, coloque novamente por mais 20 segundos até ficar no ponto.

3. Descascar o alho

Aquecidas de 8 a 15 segundos no micro-ondas, as casquinhas do alho soltarão facilmente e evitarão aquele cheiro desagradável que fica nas mãos.

4. Desfazer pedras do açúcar

Sabe quando o açúcar fica todo empedrado? Dá para resolver esse problema deixando no micro-ondas por 20 segundos. Vai ficar soltinho!

5. Desidratar ervas e temperos

Para conservar ervas e temperos por mais tempo, uma boa ideia é desidratá-los no micro-ondas. Distribua os raminhos entre duas folhas de papel-toalha e coloque lá por 3 minutos.

6. Descascar tomates

Com a pontinha de uma faca, faça um X na parte de baixo dos tomates e leve-os ao micro-ondas por 30 segundos. A casca sai com a maior facilidade.

7. Higienizar esponja e panos de pia

Dá para recuperar as esponjas e panos de pia mais velhinhos, desinfetando-os no micro-ondas, na potência mais alta, por alguns minutos – isso vai matar as bactérias causadoras de doenças. Só tome cuidado para não usar esse truque com palha de aço: ela não pode ir ao micro-ondas.

8. Fazer sua própria estufa

O micro-ondas pode ser um ótimo local para deixar a massa do seu pão crescer quentinha e protegida. Para potencializar a “estufa”, esquente uma xícara de água até subir vapor e guarde a massa lá dentro.

9. Desinfetar a tábua de cortar

Com o uso frequente, as tábuas de plástico e madeira adquirem vincos por conta do corte, onde ficam acumulados restos de comida e bactérias. Para limpá-las, esfregue limão ou regue com um pouco de vinagre e leve ao micro-ondas por 2 minutos.

10. Aproveitar todo o suco do limão

Antes de espremer o limão, aqueça-o ligeiramente por 30 segundos no micro-ondas. Faz a maior diferença na quantidade de suco que vai sair!

Confira algumas receitas de micro-ondas:

Camarão na moranga

Brigadeiro

Quibe

Pudim

Recomendadas
Pela Web