Truque com pedra de gelo remove gordura de ensopados e caldos de carne

Sabia que dá para remover a gordura que fica boiando dos caldos de carne gorda, como rabada e costela? E tudo o que você vai precisar é de uma pedra de gelo. Veja como fazer!

Quem não ama um belo prato de feijoada, rabada ou costela? Além de serem deliciosos, outro ponto que essas comidas têm em comum é a quantidade de gordura, já que são preparadas com cortes de carne considerados gordos. A boa notícia é que é possível reduzir esse excesso de gordura de um jeito muito prático e inusitado: usando uma pedra de gelo.

O gelo consegue separar a gordura mais superficial do caldo, ajudando na remoção. Assim, dá para aproveitar uma receita mais leve e saudável sem abrir mão do sabor. Quer aprender como fazer? Aprenda com o TudoGostoso!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Pedras de gelam ajudam a remover gordura que fica boiando no caldo da rabada

Faz mal comer a gordura da carne?

Embora a gordura da carne seja uma gordura animal considerada boa fonte de proteína, seu consumo em excesso é prejudicial à saúde. Isso porque é um alimento que não contém fibras e com altíssima quantidade de calorias, contribuindo para o ganho de peso.

O consumo exagerado de gordura saturada, como é o caso da carne vermelha, pode afetar diretamente o colesterol LDL, aumentando o risco de doenças cardiovasculares. Vale ressaltar que a gordura da carne não é apenas aquela que conseguimos ver e remover, mas também a que está entremeada no corte.

Como remover a gordura dos ensopados?

Como você viu, a gordura em excesso é nociva para o corpo e, por isso, é importante maneirar no consumo. Sempre que preparamos uma carne considerada gorda, como o caso da rabada ou costela, é comum que a gordura se desprenda do corte e fique no caldo. Para situações como essa, é possível usar dois truques diferentes para remover o excesso de gordura. Veja como fazer:

Usando cubos de gelo

Essa é a dica mais adequada para quem tem pressa e quer preparar o prato de carne para consumir no mesmo dia. Usando apenas um cubo de gelo é possível remover o excesso de gordura dos preparos mais gordos. Impressionante, não é?

Comece preparando a receita como de costume. Use os temperos que está acostumado e siga o passo a passo de sempre. Apenas quando a receita estiver pronta é hora de usar o gelo. Tudo o que precisa fazer é colocar uma ou mais pedras de gelo em uma colher grande e, então, mergulhar os cubos no caldo engordurado.

Você notará que a baixa temperatura do gelo solidificará rapidamente a camada mais superficial de gordura da receita, fazendo com que ela se prenda ao gelo. Então, é só remover o gelo com a gordura, jogar fora e depois continuar “pescando” a gordura com a ajuda da escumadeira e da pedra de gelo.

Faça isso até perceber que todo o excesso de gordura saiu e pronto! Um caldo mais leve e saudável em poucos minutos, pronto para ser servido.

Colocando na geladeira

Se você tiver mais tempo e estiver preparando a receita com antecedência para servir só no dia seguinte, pode usar esse outro truque, que consiste simplesmente em colocar a comida na geladeira de um dia para o outro.

Você vai notar que a temperatura mais baixa da geladeira vai fazer com que a camada de gordura coagule por cima do caldo, tornando a missão de removê-la bem mais simples. Basta remover essa película de gordura com a colher. Depois esquente a comida e notará que o caldo estará bem menos gorduroso também.

Receitas para testar o truque do gelo

Truque do gelo funciona com comidas gordurosas no geral, como mocotó, feijoada e costela

Ficou com vontade de comer um prato saboroso? Veja as receitas do TudoGostoso!

Costela na panela de pressão

Que tal uma carne saborosa e desmanchando na boca? Essa costela fica exatamente assim. Além de ser uma ótima pedida para o almoço de domingo com a família, ainda pode ficar mais leve com o truque do gelo.

Rabada com agrião

A rabada com agrião é um prato simplesmente irresistível. Quer uma dica? Sirva com um purê de batata, que é sucesso na certa. Confira o modo de preparo, fazer esse prato é mais simples do que você imagina!

Feijoada

Já pensou poder preparar sua própria feijoada para matar a vontade em qualquer hora e com as suas carnes favoritas? Fazer feijoada não precisa ser um bicho de sete cabeças, veja o passo a passo.

Mocotó

Quer uma receita incrível, que vai deixar todos os convidados com água na boca? Esse mocotó é a pedida certa. Veja a lista de ingredientes.

Veja mais:

Esse truques valiosos vão fazer suas panelas durarem mais: confira no TudoGostoso

7 formas de usar o leite que você nunca imaginou: limpar prata, tirar manchas e mais!

Faca? Descasque frutas e legumes com água quente, colher ou palito de dente

Recomendadas
Pela Web