Temperos pelo mundo: conheça mais sobre os condimentos japoneses

Quer saber quais são os temperos utilizados na culinária japonesa? O TudoGostoso te mostra!

temperos japoneses

Os temperos japoneses vão te surpreender

Comida japonesa já virou a queridinha de muita gente por aí! Mas será que você conhece os condimentos japoneses? Aqui no TudoGostoso, nós já te mostramos alguns pratos maravilhosos do Japão e agora vamos  entrar no universo das suas especiarias. Vem conhecer um pouco mais sobre: shoyu, missô, wassabi e vinagre de arroz!

Shoyu

O famoso molho de soja está aqui para abrir a nossa lista! Esse ingrediente não pode faltar na culinária japonesa e por aqui já faz bastante sucesso, podendo ser encontrado em qualquer supermercado. Ele é um molho feito à base de soja com cereal torrado, sal, água e fermentado com alguns micro-organismos. O shoyu pode ser utilizado para substituir o sal nas receitas e até para garantir uma coloração extra nos alimentos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Wassabi

Sabe aquele tempero verde que vem com qualquer combinado japonês e tem um gosto, digamos… um pouco ardido? Esse é o wassabi! Feito a partir da planta wasabia japonica, ele pode ser encontrado em pó, raiz ou da forma mais comum que conhecemos: em pasta. Esse tempero único pode ser consumido com sushis, sashimis, ou em pratos com massas e arroz. Vale a pena experimentar, mas muito cuidado com a quantidade que coloca: o wassabi deve ser apreciado com muita moderação!

Missô

O missô é a base do sopa tradicional japonesa: o missoshiru. Esse ingrediente é feito a partir da fermentação de cevada, arroz e soja com sal, que resulta em uma pasta que pode ser aproveitada em diversas outras receitas. Além de saboroso, ele também é benéfico a saúde, pois é rico em proteínas, carboidratos e vitaminas B1 e B12. Aliás, a sopa missoshiru é ótima para a digestão!

Vinagre de arroz

O vinagre de arroz é bastante comum no Japão e possui diversas variações, sendo os mais comuns: o Komezu, que é o mais comum,  o Awasezu, que é temperado com açúcar e sal e o Kurozu, um vinagre mais escuro. Pode ser aproveitado em pratos de saladas, conservas, marinadas e muito mais. Experimente!

Gostou? Então, que tal aproveitar esses temperos e preparar um delicioso temaki, sushi de kani ou um sunomono para o jantar? Confira as receitas!

Recomendadas
Pela Web