Temperos naturais para substituir os industrializados

Quer deixar sua comida sudável e saborosa? Veja no TudoGostoso como substituir os condimentos industrializados por temperos naturais

Todo mundo gosta de um prato delicioso, com sabor de comida bem feita e bem temperada. Mas, pela praticidade, muita gente acaba recorrendo a produtos industrializados para dar aquele gostinho bom. Os industrializados estão disponíveis nas prateleiras dos supermercados em muitas variedades, mas podem ser um grande vilão para a saúde e acabam deixando as receitas com sabores muito artificiais. Se a sua dúvida é como substituir os artificiais por temperos naturais, acompanhe este guia que o TudoGostoso preparou para você.

Saiba como substituir os temperos industrializados por temperos naturais

Temperos naturais em potes diversos

Veja como substituir os industrializados por temperos naturais e caseiros

Os temperos industrializados podem ser muito perigosos quando o assunto é saúde. De acordo com a OMS, o recomendado para o consumo de sódio é de até 2 gramas por dia, mas a quantidade presente nesses ingredientes pode ser de até a metade do limite diário em um único sachê ou tablete. Além disso, o sódio junto dos corantes e conservantes usados nas composições também podem agravar problemas como hipertensão e colesterol alto. Para aliar saúde e gostinho de comida feita em casa, a melhor opção é substituir os ingredientes industrializados por temperos naturais. Veja opções que podem fazer a diferença:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cebola e alho

É a dupla mais popular da cozinha brasileira, que é fácil de encontrar e pode ser usada em quase todos os pratos salgados. Seus sabores naturalmente salgados são uma ótima opção para diminuir o consumo do sal refinado. No organismo, contribuem para diminuir o colesterol e a pressão sanguínea.

Pimentas

As variações são muitas, temos pimenta-do-reino, pimenta branca, calabresa, rosa, e muitas outras. Dão um sabor ardente, cuja intensidade pode variar dependendo do tipo utilizado. Podem ser utilizadas em carnes, aves, peixes, caldos, massas e até em sobremesas. Aceleram o metabolismo e ajudam no emagrecimento.

Coentro

O sabor bem específico faz do coentro um ingrediente sempre polêmico. Dá um toque cítrico nos pratos, razoavelmente forte. É muito usado em receitas de frutos do mar e em comidas típicas do norte e nordeste do Brasil. Excelente fonte de vitaminas A, B e C.

Cúrcuma ou açafrão

É um tempero natural de cor amarela bem forte. O sabor é de um leve amargor e o aroma é único. Combina muito bem com arroz, massas, peixes e aves. Tem um alto efeito anti-inflamatório no organismo.

Orégano

Mais utilizado na sua forma desidratada, o orégano é muito famoso no tempero da pizza. Mas ele pode ser usado também em carne moída e aves. Por ser amargo, não é recomendado para pratos de sabores suaves. Se preferir usar a folha fresca, pode até conseguir mais sabor.

Hortelã

Esse é superconhecido e combina muito bem no tempero de peixes, carnes e molhos, além de sucos. Acrescenta um sabor fresco e um aroma delicioso. É ótimo para a digestão, aliviando problemas intestinais e estomacais.

Páprica

Essa combinação de pimentões secos e moídos pode ser encontrada na sua versão picante, doce e defumada. Sua tonalidade avermelhada dá cor aos pratos e o sabor marcante não deixa sua presença passar batida. É tida como um tempero coringa, por combinar com quase tudo. É uma excelente fonte de vitamina C.

Temperos prontos: veja 5 receitas do TudoGostoso

Se você gosta de usar temperos caseiros prontos na sua comida, vai adorar essa seleção. Você pode preparar, armazenar e utilizar sempre que quiser. Veja aqui:

Tempero caseiro de alho

Tempero caseiro light

Tempero completo caseiro

Tempero caseiro para carnes

Tempero caseiro vermelho

 

Veja mais:

Como armazenar temperos da forma correta: acabe com o desperdício

 

Recomendadas
Pela Web