Técnicas culinárias: o que é selar e reduzir

O TudoGostoso veio te mostrar o que é selar e reduzir, duas técnicas culinárias muito utilizadas!

Como selar carnes vermelhas

Confira o passo a passo para selar carnes vermelhas.

Técnicas culinárias: pratos ainda melhores

O TudoGostoso sempre está te incentivando a cozinhar mais: mostramos receitas práticas de fazer, te ensinamos truques que facilitam a vida e já te mostramos algumas técnicas culinárias básicas, como guisar, saltear e marinar. Que tal aprender mais técnicas e deixar seus pratos ainda mais saborosos? Hoje, te mostraremos o que é selar e reduzir. Vem com a gente!

O que é selar uma carne: confira

Selar: técnica que deixa as carnes mais suculentas e saborosas.

Selar

A técnica de selar carnes consiste em submetê-las a altas temperaturas para criar uma crosta em volta delas. Isso faz com que seus sucos sejam mantidos e elas fiquem mais suculentas e saborosas. Qualquer tipo de carne pode ser selada: carnes vermelhas, aves e peixes. Mas como selar as carnes? Vamos te mostrar o passo a passo para selar carne vermelha:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1.Você deve utilizar uma frigideira de fundo grosso e material pesado, como ferro fundido, cobre ou de inox, com fundo triplo. A carne, de preferência uma peça inteira, deve ser retirada da geladeira cerca de 15 minutos antes de de ser selada, pois ela não deve ir para a frigideira gelada.

2.Você deve esquentar a frigideira em fogo alto por alguns minutos: o tempo varia de acordo com o tamanho da frigideira e com o seu material. Coloque o óleo de sua preferência quando ela estiver bem quente.

3.Coloque a carne e, se ela grudar, não se preocupe: é assim mesmo. Tempere com sal e pimenta e, quando uma crosta de cor marrom se formar na superfície, você deverá virar a carne com a ajuda de uma pinça ou outro utensílio que não fure a carne. Se a carne for furada, os líquidos vão sair e sua carne não ficará tão suculenta. Espere a crosta se formar em toda a carne. O interior da carne não estará cozido, então, o cozimento deve ser finalizado no forno, grelha ou churrasqueira, mas em fogo baixo, hein?

O que é reduzir um molho: confira.

Reduzir: confira o que é e veja a receita de uma redução.

Reduzir

Reduzir, na culinária, significa diminuir a quantidade de um líquido, deixando-o mais grosso e com o sabor mais concentrado. Isso é feito a partir de sua fervura e serve para deixar o sabor de um molho mais intenso. Na culinária contemporâneas, as reduções são muito utilizadas e deixam qualquer prato muito mais saboroso! O ponto ideal da redução é quando o líquido fica com 1/3 da quantidade inicial. Ficou com vontade de provar uma redução? Vamos te ensinar a fazer redução de laranja, que combina superbem com frango. Anote aí os ingredientes e o passo a passo:

Ingredientes

Suco de 2 laranjas
1 colher (chá) de mel
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 colher (chá) de vinagre balsâmico

Modo de preparo

Numa panela em fogo alto, coloque o suco de laranja e deixe reduzir até que fique mais grosso.
Acrescente o gengibre e o vinagre balsâmico, misture e deixe por mais 1 minuto no fogo e desligue.

Viu como é simples fazer uma redução? Confira mais receitas: redução de vinho, camarão com redução de vinho, picanha de cordeiro em molho de redução de vinho tinto e nhoque de batata com camarão e namorado com redução de leite de coco.

Se quiser aprender sobre outras técnicas, veja Banho-maria: o que é e como fazer e Branqueamento: o que é, para que serve e como fazer.

A redução de vinho combina com carnes vermelhas.

 

Recomendadas
Pela Web