Tábua de corte: 4 erros comuns que cometemos ao utilizá-la

O blog do TudoGostoso vai te mostrar 4 erros comuns que você cometia ao utilizar a tábua de corte e como evitá-los!

Tábua de corte é um daqueles utensílios que não pode faltar na cozinha! Afinal, trata-se de um objeto superprático para cortar os alimentos de forma eficaz sem fazer uma bagunça pela pia, e claro, com mais segurança e higiene. Porém, tanto uso da tábua requer  alguns cuidados que podem conservar a qualidade das tábuas e garantir que elas não se tornem um lar para as bactérias. Para te ajudar a manter a tábua de corte sempre limpa e pronta pra uso, o TudoGostoso vai te contar quais são os 4 erros comuns que você comete ao utilizar a tábua de corte e como evitá-los. Confira!

Cebola, cenoura e tomates sendo cortados sobre a tábua de madeira

Cebola, cenoura e tomates sendo cortados sobre a tábua de madeira

4 erros comuns que cometemos ao utilizar a tábua de corte

 

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Lavar por lavar

Convenhamos: em uma tábua são cortados diversos tipos de alimentos, desde vegetais, legumes e carnes cruas e cozidas. E é por isso que é tão necessária uma limpeza mais eficaz do que lavar somente com água e sabão. Para isso, basta espremer uma metade de limão sobre a tábua, adicionar uma quantidade generosa de sal e, em seguida, esfregar essa mesma metade do limão pela tábua. Você vai ver como sal e a acidez do limão vão garantir uma limpeza completa da tábua! Depois é só lavar normalmente

Tábua de madeira sendo lavada em água corrente

Tábua de madeira sendo lavada em água corrente

Evite acidentes: tenha um pano por perto

Sabe quando você vai cortar um alimento sobre a tábua e ela fica deslizando pela pia? Isso pode ser um cenário perfeito para acidentes. Para evitar que a tábua fique “sambando” pela pia, basta colocar um pano de prato por baixo dela — ou até mesmo um papel-toalha úmido. Isso garantirá mais firmeza e segurança na hora de fazer os cortes!

Guardar a tábua ainda molhada

Terminou de lavar as tábuas, enxugou e já guardou direto no armário? Isso não é bom! Isso porque, se forem guardadas ainda úmidas, as tábuas podem se tornar um ambiente perfeito para o surgimento de bactérias. O recomendado é, após lavá-las, deixá-las secar naturalmente no escorredor — e de preferência em pé. Procure deixá-las em local arejado para garantir que irão secar por completo, ok?

Não conservar a qualidade da tábua

Sabe quando a tábua de madeira já começa a ficar com alguns rachados ou a tábua de plástico começa a ficar cheia de manchas? Melhor não fechar os olhos para isso, né? Para acabar com os rachados na tábua de madeira e deixar sua superfície perfeita para cortes, o recomendado é esfregar um óleo comestível, como o azeite, uma vez por semana. E para retirar a mancha das tábuas, basta colocar um papel-toalha sobre a tábua, despejar água sanitária por cima e deixar agir por 15 minutos. Depois é só limpar com uma escovinha, lavar com água e detergente e enxaguar bem!

Tábua de madeira em pé secando sobre a pia

Tábua de madeira em pé secando sobre a pia

Recomendadas
Pela Web