Saiba com que frequência se deve trocar o pano de prato

Deixe você e sua família livre dos riscos de contaminação. Aprenda com que frequência trocar pano de prato e mantenha a cozinha sempre bem limpa

Você sabia que a cozinha é um dos cômodos da casa onde há mais chance de contaminação por bactérias? Alguns utensílios do dia a dia podem se tornar um risco para a saúde, com o aumento proliferação de micro-organismos por conta da circulação de alimentos, pessoas e até a lixeira no ambiente. Então, com que frequência se deve trocar o pano de prato para que a higiene esteja sempre em primeiro lugar? Vamos explicar para você. No final, aproveite para conferir algumas dicas de limpeza!

Com que frequência se deve trocar o pano de prato?

A maioria das pessoas decide trocar apenas quando já está sujo, mas antes disso eles já precisam ser substituídos e postos para lavar. Um estudo apresentado no encontro anual da Sociedade Americana de Microbiologia, nos Estados Unidos, revelou que quase metade dos panos de prato analisados continham bactérias capazes de causar intoxicação alimentar. Um risco enorme para você e sua família, não é?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
criança asiática secando prato verde com pano de prato xadrez

Veja quanto em quanto tempo trocar pano de prato: sua família livre de contaminações

Um pano para cada utilidade

O tempo de troca do seu pano de prato também vai depender do uso que você faz dele. É aconselhado que se tenha um para secar a louça, um para pegar panelas e formas quentes e outro para secar as mãos. Desse jeito, você evita que os micro-organismos passem de um lugar para o outro.

Pensando nisso, o pano utilizado para a louça precisa ir para a máquina de lavar antes daquele usado para secar as mãos, afinal está mais exposto aos perigos de contaminação. Já quem costuma usar para pegar utensílios quentes pode ficar mais tranquilo e fazer a troca semanalmente, desde que não derrame nada que possa sujar mais rápido.

Veja também: Como cuidar bem dos panos de prato

 Trocas de panos de prato

Vamos aos tempos de troca para cada jeito de usar? Aqui vamos levar em consideração uma casa com fluxo médio de pessoas e secagem de louça, mas lembre-se que tudo pode variar de acordo com o seu uso. E não precisa se preocupar, também pensamos na praticidade e economia.

Panos para secar a louça: o recomendado é que seja retirado do uso a cada dia, mas a gente sabe que na correria da rotina nem sempre é a melhor opção. Então, considere três dias como tempo de uso máximo, caso ele não fique muito molhado ou sujo.

Panos para secar as mãos: aqui você pode ser um pouco mais flexível, mas ainda não deixar muito tempo na cozinha. Faça a troca de 5 em 5 dias, considerando condições de uso normais.

Panos para panelas e formas quentes: se você utiliza para esse fim, pode botar para lavar aos fins de semana, na hora daquela faxina mais profunda.

Ah, e não importa a forma de usar, deixe seus panos sempre esticados em um local arejado da cozinha para que os resíduos de água possam evaporar com o tempo e de forma natural.

Agora você já sabe com que frequência trocar panos de prato e manter o risco longe da sua casa. E o que a gente mais quer é que todo mundo tenha mais tempo e se jogue na cozinha para preparar receitas muito gostosas. Então aproveite para ver mais diquinhas para facilitar a limpeza:

Como lavar o pano de prato corretamente

6 dicas para lavar a louça mais fácil

Recomendadas
Pela Web