A a Z Buffet: a história e o talento de berço da cozinheira Zenaide Costa

O ‘A a Z Buffet’ leva as iniciais de Zenaide e de sua irmã Ana. Vem com o TudoGostoso e a 99Food descobrir como elas não desistiram dos seus sonhos!

Para muitas pessoas, cozinhar não é uma tarefa fácil. Para Zenaide Costa, no entanto, a culinária sempre foi um talento nato. “Desde nova, com uns 10 anos, eu já era empreendedora na arte da cozinha. Lembro-me que movimentava todos em minha casa para despachar para os clientes uns maravilhosos e crocantes cavacos que eu fazia”, conta. Naquela época, já podia imaginar que esse era o seu dom. O tempo passou e as circunstâncias da vida não permitiram que ela vivesse da culinária, mas a cozinha não saía dos seus pensamentos. Então, em 2019, o antigo sonho de criança se tornou realidade com a inauguração do ‘A a Z Buffet’. Hoje, Zenaide comanda com a irmã, Ana, o empreendimento e realiza entregas de comida pelo aplicativo da 99Food.

Ao longo dos últimos meses, o projeto Cozinheira&Brasileira – idealizado pelo app, em parceria com o Instituto Brasil a Gosto – vem compartilhando receitas caseiras incríveis e que fazem parte da alimentação de muitos brasileiros. Saiba mais sobre a história da baiana Zenaide e acompanhe esse projeto que é a cara do Brasil.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
pote preto com vatapá, com uma colher dentro, em cima de uma mesa com vários outros pratos ao lado

Vatapá: um dos deliciosos pratos servidos pelo A e Z Buffet

De vendedora a cozinheira: como tudo começou

Zenaide começou a vida profissional cedo, aos 13 anos. Foi vendedora de roupa, digitadora,

entregadora de comida, entre outras funções. Até que, há duas décadas, firmou sociedade com a irmã, Ana Rita Costa de Sousa. Na época, elas abriram uma lanchonete chamada ‘Brisa Lanches’, nome que homenageava a filha de Zenaide. Durante seis anos, as duas irmãs venderam tortas, tapiocas, coxinhas, salgados em geral e pirão de aipim. Infelizmente, tiveram que fechar o empreendimento em 1998. “Resolvemos fechar e partimos para ramos diferentes”, comenta Zenaide.

Claro que a culinária não saiu dos pensamentos da dupla de cozinheiras e tudo mudou quando resolveram tentar uma nova aventura. Dessa vez, com mais experiência e movidas atrás de um sonho, abriram um novo restaurante. “Resolvemos voltar ao nosso projeto abrindo um Buffet, onde, na realidade, queríamos trabalhar com uma festa completa. Esse novo projeto começou no ano de 2019. Íamos bem, chegamos a realizar alguns eventos. Não contávamos com a pandemia”, lembra. O que podia ser o fim de um sonho não desestimulou as irmãs na jornada.

Mesmo em meio à pandemia, as irmãs conseguiram realizar o sonho

Em 2020, devido ao início da pandemia de coronavírus, as irmãs precisaram realizar mudanças no negócio. “Resolvemos colocar nossos produtos nos aplicativos de vendas. Seguimos nossas vidas. E as vendas aumentaram”, comemora.

Atualmente, o ‘A a Z Buffet’ realiza entregas em Salvador. O empreendimento tem como foco a deliciosa e marcante culinária baiana. Entre os pratos, destacam-se moquecas, pirão, caruru e o acarajé congelado. Zenaide se orgulha dos pratos preparados, mas, em especial, ela relata o seu amor pelo vatapá, que prepara com um carinho que transborda no prato dos clientes. “O meu é imbatível, só ganha nota máxima dos clientes no aplicativo”, diz com orgulho.

Movidas por um sonho, Zenaide explica como foi o momento de confinamento na quarentena e conta que nunca pensaram em desistir. “O delivery ajudou muito nos nossos negócios quando estivemos confinados na alta da pandemia. Os pedidos cresceram e conseguimos nos destacar com comida baiana e feijoada”, relata.

Já no atual momento, ela comenta como vê o futuro. “Hoje estamos aguardando passar esse momento triste para podermos avançar, pois no momento só estamos trabalhando no delivery.

Mas vai passar! Vamos continuar crescendo e oferecendo o que há de melhor na cozinha brasileira”.

Quando questionada sobre qual o segredo para seguir com o objetivo de trabalhar com culinária, mantendo o entusiasmo, mesmo com as dificuldades da vida, ela oferece uma sugestão. “Aconselhamos aqueles que querem trabalhar com culinária a não desistir dos sonhos. Faça a adaptação em suas receitas. Procure sempre produtos de qualidade para garantir sempre os melhores sabores”, recomenda.

Gostou de conhecer mais sobre a Zenaide e o ‘A e Z Buffet’? Quer conhecer outras histórias como essa? Você encontra no site www.cozinheirabrasileira.com.br.

Agora, se bateu a curiosidade (e aquela fominha) só de ler, então baixa a 99Food e fique de olho nas delícias que vão aparecer por lá!

Recomendadas
Pela Web