Ralinho da pia sujo nunca mais! Veja como manter o ralo da cozinha sempre limpo

Será que você sabe limpar o ralo da pia da cozinha do jeito certo? Usar apenas esponja e detergente não é o suficiente para remover sujeiras mais pesadas. Aprenda as dicas para lavar com eficiência!

Você é daqueles que têm nojo de limpar o ralinho da pia da cozinha? Certamente essa é uma tarefa que deixa muita gente nauseada, mas que é super necessária para se ter um espaço desinfetado e seguro. A dica é criar o hábito de sempre limpar o ralo da pia da cozinha, assim a sujeira não acumula, deixando o ambiente mais agradável. Mas será que você sabe fazer isso do jeito certo?

Talvez você já tenha o costume de limpar a pia e o ralo com esponja e detergente depois de lavar a louça, mas saiba que apenas essa prática não é o bastante. Nas próximas linhas, TudoGostoso explica como manter o ralinho da pia da cozinha sempre limpo para mandar o nojinho embora de uma vez por todas!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É importante lavar a ralo da pia da cozinha com frequência para não incrustar sujeira

Como manter o ralo da pia sempre limpo?

Além de aprender a lavar o ralo da pia do jeito correto, é importante adotar algumas práticas que vão manter o espaço limpo e caprichado. Veja quais são:

Não jogue lixo ou resquícios na pia

Parece óbvio, mas vale ressaltar que descartar cascas e embalagens dentro da pia enquanto cozinha não é uma boa prática. Por mais que depois retire os resíduos, há chances de pequenas partículas caírem no ralo, aumentando o risco de entupimentos e, claro, deixando o espaço bem desagradável de usar.

Descarte o óleo corretamente

Jogar óleo na pia é fora de cogitação! Você já deve saber que o óleo de cozinha polui as águas e prejudica a vida marinha. Mas não é só isso, a gordura não é solúvel em água e fica impregnada no ralo e encanamento. Isso pode causar entupimento da tubulação, dar mau cheiro e inviabilizar o uso da pia. Só dor de cabeça!

A forma correta de descartar o óleo é enviar para a reciclagem. Sim, é possível reciclar óleo! Para isso, armazene a gordura suja em garrafas pet e encontre um ponto de coleta na sua cidade. Dessa forma, você contribui para a preservação do meio-ambiente e livra o seu ralo da pia da sujeira.

Use protetores de ralo

Outro grande aliado na hora de cuidar do ralinho da pia com cuidado são os protetores com tela mosquiteiro. É bem fácil encontrar esse acessório específico para a pia da cozinha e, além de barato, é muito útil para proteger os ralos dos resíduos. Sempre que terminar de lavar a louça, remova os restos da tela, lave e então devolva o objeto para o lugar.

Inclua a limpeza do ralo na sua rotina

Como dissemos, apenas limpar o ralo da pia com esponja e detergente não é o suficiente para remover sujeiras mais incrustadas. Para isso, é importante fazer uma limpeza mais profunda, conforme ensinaremos adiante. Se você incluir essa lavagem na sua rotina de cuidados com a casa pelo menos três vezes por semana, nunca mais terá nojo do ralo da pia.

Você vai precisar de duas colheres (de sopa) de sabão em pó, uma colher (de sopa) de bicarbonato de sódio, meia meia xícara de vinagre de álcool e água quente. O passo a passo é bem simples. Basta colocar todos os ingredientes, com exceção da água, no ralo, tanto na parte interna como nas bordas. Depois derrame a água quente lentamente. Deixe agir por pelo menos meia hora e então é só enxaguar. Prontinho! Ralo limpo e cheiroso.

Como limpar o sifão da pia?

Lavar o sifão da pia da cozinha ajuda a evitar mau cheiro

Se o ralo da pia da sua cozinha está com mau cheiro, é provável que o problema não seja o ralo em si, mas o sifão, aquela peça em formato de U que fica abaixo da pia, fazendo a conexão com o esgoto. Com o passar do tempo é comum que resíduos se prendam no sifão, criando lodo e causando um mau odor. Por isso, é importante limpa-lo com regularidade.

Se você incluir essa tarefa na sua rotina de limpeza pelo menos duas vezes ao ano, vai evitar bastante dor de cabeça, como entupimentos da pia, baixo escoamento da água e, claro, o mau cheiro.

A dica é soltar o sifão com cuidado, colocando um balde embaixo para aparar a água residual que pode cair, e caprichar na limpeza da peça. Você pode usar um arame com palha de aço na ponta para ajudar a alcançar toda a extensão do sifão. Retire toda a sujeira acumulada e finalize com a limpeza com sabão. Se o seu sifão estiver precisando de uma limpeza mais pesada, também vale usar água quente e bicarbonato de sódio.

Por que a combinação de vinagre com álcool é tão eficiente?

O uso do bicarbonato de sódio com vinagre na limpeza é muito popular. Já reparou? É que o bicarbonato de sódio é um composto químico alcalino capaz de quebrar partículas de gordura no geral, inclusive no ralo e tubulação. Já o vinagre é um ácido que potencializa a ação do bicarbonato. Juntos, a misturinha dessas substâncias evita o acúmulo de sujeira e gordura e até pode ajudar a desentupir a pia.

Veja mais:

Truque inusitado remove gordura queimada de panelas e formas sem nenhum esforço
Veja como tirar cheiro de alho e cebola do liquidificador com as dicas do TudoGostoso
Truque simples limpa a air fryer bem rapidinho e é muito fácil. Vai perder?

Recomendadas
Pela Web