Qual é a melhor forma de guardar os ovos

Na geladeira ou fora dela? Na porta ou na prateleira de geladeira? O TudoGostoso vai te dar algumas dicas para você não errar na hora de guardar os ovos e garantir que eles não estraguem rapidamente.

Confira algumas dicas para guardar seus ovos e impedir que estraguem.

Tem dúvidas na hora de guardar os ovos? O TudoGostoso vai te dar algumas dicas para armazená-los da melhor forma.

Ovos: guardá-los na geladeira ou deixar em temperatura ambiente? E, se for na geladeira, deixá-los no compartimento da porta ou nas prateleiras? Pois é, essas são alguma dúvidas que surgem na nossa cabeça quando vamos guardar ingredientes básicos que utilizamos no dia a dia, tal como o ovo.

E, quando se trata da geladeira, existem algumas informações que valem a pena ser consideradas, afinal, nem todos os alimentos devem ser guardados na geladeira, como a cebola. Mas, exceções à parte, esse eletrodoméstico também pode ser um aliado na durabilidade dos alimentos, bastando apenas que fiquemos de olho para não dar bobeira e deixar estragar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mas, voltando ao ovo: afinal, onde guardá-lo? Se você deixava na porta da geladeira, vem saber o porquê de esse lugar não ser o mais recomendado.

Procure armazenar os ovos nas prateleiras da geladeira, onde a temperatura não oscila.

Procure guardar os ovos na prateleira da geladeira, onde a temperatura é mais baixa e constante.

Deixa na geladeira ou temperatura ambiente?

Se você compra os ovos e os guarda na geladeira, saiba que esse é o método mais recomendado. Isso porque as baixas temperaturas dentro da geladeira impedem a proliferação de bactérias — tal como a salmonela —, impedindo uma possível intoxicação alimentar. Porém, se o ovo estiver fora da geladeira, em temperatura ambiente, as chances das bactérias se multiplicarem são maiores.

Mas não dê bobeira, hein? Mesmo na geladeira, assim que comprá-los procure consumi-los em até 10 dias. Ah, e ao chegar das compras, procure retirá-los da embalagem, lavá-los em água corrente e secá-los bem antes de guardá-los na geladeira. Isso ajuda a diminuir riscos de contaminação.

Os ovos, quando guardados na geladeira, podem estragar mais rapidamente.

Guardar os ovos na porta da geladeira fazem com que a temperatura varie e acabe estragando os ovos rapidamente.

Porta da geladeira X prateleira da geladeira

Pois é, caro leitor: ainda que algumas geladeiras apresentem um compartimento específico para ovos na porta, o ideal é que eles sejam guardados na prateleira. Isso pode ser explicado pelo fato de a porta da geladeira ser aberta frequentemente. Todo esse abre-e-fecha faz com que a temperatura dos alimentos que estão na porta oscilem a todo tempo.

Ou seja: assim como dito no tópico anterior, a temperatura não permanecerá baixa, de forma que essa mudança constante de temperatura aumenta a probabilidade de os ovos estragarem. E tudo que a gente não quer é desperdício ou comer uma comida estragada, né? Sendo assim, guarde os ovos limpos na primeira ou segunda prateleira da geladeira.

A manteiga vai para a geladeira!

A manteiga também pode dividir opiniões entre guardá-la ou não na geladeira. Mas o correto é guardar esse lacticínio na geladeira também! Se quiser saber mais, não deixe de conferir a matéria sobre manteiga: deve-se ou não mantê-la na geladeira.

Lave os ovos e procure consumi-los em até 10 dias, ainda que estejam na prateleira da geladeira.

Lave bem os ovos antes de guardá-los na prateleira da geladeira e procure consumi-los em até 10 dias.

Recomendadas
Pela Web